Na maioria dos casos, a investigação sobre a manipulação de jogos no futebol brasileiro acabou tirando jogadores extremamente importantes das equipes da primeira divisão, como é o caso de Eduardo Bauermann no Santos e Richard no Cruzeiro. Mas, curiosamente, em outro lugar, a torcida tem agradecido pela mudança no elenco.
“Já agradeceu ao Ministério Público de Goiás hoje?” é uma mensagem que pode ser bastante vista entre torcedores do Athletico-PR no último fim de semana durante o empate da equipe contra o América-MG por 2 a 2 no domingo (11).
Isso acontece porque após a deflagração da segunda fase da Operação Penalidade Máxima, do MP-GO, o lateral-esquerdo Pedrinho teve seu contrato rescindido por ter seu nome citado nos documentos do processo.
A saída de Pedrinho fez com que Fernando, contratado da Chapecoense no início do ano, assumisse a condição de titular da equipe, de onde não deve sair tão cedo.
Pedrinho foi afastado pelo clube no dia 10 de maio e teve seu contrato rescindido dois dias depois.
No mesmo dia 10, Fernando fez seu primeiro jogo como titular no ano, na vitória contra o Internacional por 2 a 0 em Porto Alegre. Quatro dias depois, ele voltou a ser o titular da equipe na posição e deu sua primeira assistência na virada emocionante contra o rival Coritiba por 3 a 2.
Desde então, ele ficou no banco apenas em uma partida, contra o Red Bull Bragantino no Brasileirão, quando Paulo Turra poupou alguns titulares na derrota por 2 a 0.
Fernando mostrou ainda mais seu valor nos últimos dois jogos, dando assistência para gols na vitória por 1 a 0 contra o Libertad pela Copa Libertadores e no empate contra o América-MG no Brasileirão.
Com as duas participações, ele chegou a três assistências em 14 jogos pelo Furacão. É o mesmo número de passes para gol que Pedrinho acumulava pelo clube. Só que em 70 jogos.
A melhora na posição não é vista apenas nos números, mas também na qualidade durante as partidas. Fernando vem demonstrando ser tecnicamente superior ao ex-jogador do Furacão, participando bastante da construção ofensiva da equipe, de forma que não era visto desde a saída de Renan Lodi no meio de 2019.
Lodi pode voltar ao Athletico-PR?
De saída do Nottingham Forest (ING) após empréstimo do Atlético de Madrid (ESP), o lateral esquerdo não teve ter muito espaço na equipe espanhola por não estar nos planos do técnico Diego Simeone.
A torcida do Furacão se animou após o vazamento de um áudio em que Lodi diz a um tio que que ele já teria conquistado tudo que gostaria na Europa, e que ele e a esposa Rafaela gostariam de criar os filhos no Brasil. Curitiba seria um destino óbvio porque “a cidade tem escola, tem segurança e não deve nada a alguns países europeus”.
O jornal espanhol “As” também confirmou que o jogador deseja voltar ao Brasil nos próximos anos. Entretanto, existem problemas para uma possível transferência, não só para o Athletico-PR como para outras equipes locais.
O Atlético de Madrid avalia que o jogador vale 20 milhões de euros (R$ 104 milhões). Em caso de um empréstimo, existe o problema do alto custo do salário do jogador.