2

Bahia vence Santos nos pênaltis e avança às quartas da Copa do Brasil

Placar terminou empatado no tempo regulamentar por 1 a 1

31/05/2023 21:20 / atualizado em 31/05/2023 22:01
compartilhe

Bahia venceu o Santos nos pênaltis por 4 a 3
foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

Bahia venceu o Santos nos pênaltis por 4 a 3

Bahia eliminou o Santos nos pênaltis e avançou às quartas de final da Copa do Brasil nesta quarta-feira (31), na Arena Fonte Nova, em Salvador. No tempo regulamentar, Cauly abriu o placar após uma falha bizarra da defesa alvinegra. Bruno Mezenga empatou de cabeça nos acréscimos. Nas cobranças das penalidades, o Bahia converteu 4 enquanto o Santos apenas 3. 

  

A partida de ida, na Vila Belmiro, foi um empate sem gols, o que levou a decisão para as penalidades. Agora, o Tricolor aguarda o próximo sorteio para conhecer seu próximo adversário na competição. 
 

FICHA TÉCNICA

BAHIA 1 (4) x (3) 1 SANTOS


Data do jogo: 31 de maio de 2023, quarta-feira
Horário: 19h (de Brasília)
Duração: 105  minutos (52 + 53)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Público: 34.743 pagantes
Renda: R$ 1.036.925,00
Competição: Copa do Brasil  (jogo de volta das oitavas de final)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo
Assistentes: Nailton Junior de Sousa, Luiz Claudio Regazone e Marielson Alves da Silva
VAR: Helton Nunes
Cartões amarelos: Acevedo, Cicinho e Kanu (Bahia); Rodrigo Fernández (Santos)

Gols: Cauly, aos 23/2ºT (1-0); Bruno Mezenga, aos 49/2ºT (1-1)
 
Pênaltis: Cauly, Mugni, Acevedo e Vitor Hugo marcaram, Ademir perdeu (Bahia); Soteldo, Mendoza e Wesley Patati marcaram, Camacho e Bruno Mezenga perderam (Santos)

Bahia: Marcos Felipe; Kanu, David Duarte, Vitor Hugo, Vitor Jacaré (Cicinho, aos 32/1ºT); Rezende, Acevedo, Cauly, Ryan (Lucas Mugni, aos 42/2ºT), Everaldo (Diego Rosa, aos 42/2ºT) e Biel (Ademir, aos 14/2ºT). Técnico: Renato Paiva.

Santos: João Paulo; Gabriel Inocêncio (Weslley Patati, aos 39/2ºT), Messias, Joaquim, Lucas Pires (Nathan, aos 34/2ºT); Rodrigo Fernández (Camacho, aos 33/2ºT), Dodi, Lucas Lima ( ngelo, aos 25/2ºT); Mendoza, Deivid Washington (Bruno Mezenga, aos 34/2ºT) e Soteldo. Técnico: Odair Hellmann.
 

Santos x Bahia: gols e lances importantes


Os primeiros minutos foram de muito estudo e disputa, mas quase nenhuma chance de finalização para ambos os times. A primeira grande chance de abrir o placar foi do Bahia, que aconteceu aos 13 minutos, com Biel, que recebeu um lançamento longo, chegou à frente da zaga e finalizou sem chance de defesa para João Paulo. No entanto, o gol foi anulado por impedimento do atacante. 

Aos 39, uma cobrança de falta ficou em mais um “quase” para o Tricolor, graças a uma defesa incrível do goleiro santista. Biel cobrou a falta do lado direito direto para a área, e Kanu subiu para desviar de cabeça no cantinho esquerdo do gol. João Paulo se esticou todo para tirar a bola, que ainda bateu na trave. No rebote, a zaga alvinegra chutou para escanteio. 

O gol do Bahia saiu em um erro bizarro da defesa santista, aos 23 minutos do segundo tempo. Rodrigo Fernández disputou uma bola na lateral, acreditou na saída da bola e perdeu para o adversário. O cruzamento rasteiro na área foi direto para Ademir, que finalizou à queima roupa para a defesa de João Paulo. A bola rebateu e voltou nos pés de Cauly, que mandou uma paulada no canto direito da meta.

O Santos teve uma melhora significativa no fim da 2ª etapa com as substituições feitas por Hellmann. Aliás, Bruno Mezenga saiu do banco para cabecear na cobrança de escanteio de Soteldo e deixar tudo igual. 


Santos faz homenagem à África


Nesta quarta, a equipe alvinegra entrou em campo com o terceiro uniforme do time, que faz parte de uma coleção comemorativa da Umbro. A camisa relembra um dos momentos mais marcantes do esporte, quando o “esquadrão” comandado por Pelé, parou uma guerra na África na década de 60. Na manga, é possível ver a palavra “ubuntu”, filosofia africana que trata da importância das alianças e do relacionamento das pessoas, umas com as outras.
 
 
 

Biel e Jacaré sofrem a mesma lesão

 
Dois jogadores do Bahia sofreram a mesma lesão, no músculo adutor da coxa esquerda. Ainda no primeiro tempo, Jacaré foi disputar uma bola e sentiu dor na perna. Ainda permaneceu por algum tempo, mas pediu substituição. Já no comecinho da segunda etapa, foi a vez de Biel sentir a mesma lesão. O atacante recebeu uma bola limpa e arrancou do meio de campo, mas sentiu dores e deitou no chão. Na sequência, saiu de campo aos prantos.
 
 

Próximos jogos do Bahia 

 
Fortaleza x Bahia, pelo Brasileirão, em Fortaleza - 3 de junho (sábado), às 16h (horário de Brasília)
Bahia x Cruzeiro, pelo Brasileirão, em Salvador - 10 de junho (sábado), às 21h (horário de Brasília).


Próximos jogos do Santos

 
Santos x Internacional, pelo Brasileirão, em Santos- 3 de junho (sábado), às 21h (horário de Brasília).
Santos x Newell’s Old Boys, pela Copa Sul-Americana (fase de grupos), em Santos - 6 de junho (terça-feira), às 21h30 (horário de Brasília). 


Compartilhe