Na Copa do Brasil, Cruzeiro e Grêmio se enfrentaram três vezes: 1993, 2006 e 2007. A vantagem é do time de Minas, que levou a melhor duas vezes.
A primeira disputa, em 1993, o confronto entre as duas equipes aconteceu na grande final. Naquele ano, o Cruzeiro conquistou seu primeiro título da Copa do Brasil depois de vencer o Grêmio por 2 a 1, no primeiro jogo no antigo estádio Olímpico, em Porto Alegre, e empatar o segundo em 0 a 0.
Já em 2006 foi a vez do torcedor gremista sorrir. Desta vez, o time comandado pelo técnico Renato Gaúcho venceu a partida de ida da semifinal por 2 a 0, no Mineirão. No jogo da volta, o empate em 0 a 0 garantiu a vaga gremista na final. Na decisão, o Grêmio venceu o Atlético-MG e conquistou a taça.
No ano seguinte, mais um confronto entre as duas equipes, novamente na semifinal, e este com um pouco mais de drama. No primeiro jogo, vitória gremista em casa, por 1 a 0. Na volta, troco cruzeirense pelo mesmo placar. Na decisão por pênaltis, os mineiros se classificaram à final para serem campeões contra o Flamengo, em uma decisão tão dramática quanto, decidida também nos pênaltis.
Na edição atual, os times tentam manter viva essa mística para sair com o título. O primeiro jogo terminou empatado em 1 a 1, na Arena do Grêmio. Bruno Rodrigues fez para o Cruzeiro e Suárez empatou para o Grêmio. A partida desta quarta (31) define quem leva a melhor e mantém vivo o sonho do título.