O futebol amanheceu de luto nesta segunda-feira (22). O treinador Vagner Benazzi faleceu nesta madrugada, aos 68 anos. Ainda não se sabe a causa da morte, mas o técnico já apresentava problemas de saúde há algum tempo. Diversos clubes do Brasil prestaram homenagem ao treinador.
%uD83C%uDFF4 Com pesar, recebemos a notícia do falecimento do ex-jogador e treinador Vagner Benazzi, que comandou o Tricolor em 2011. Nossas condolências a familiares e amigos neste momento de tanta dor. #NotaDePesar pic.twitter.com/bkUY2ArjoP
— Esporte Clube Bahia (@ecbahia) May 22, 2023
Benazzi, que é natural de Osasco, região da Grande São Paulo, será velado ainda na manhã desta segunda-feira, no município em que nasceu, das 10h às 16h, no Cemitério Municipal Bela Vista, Vila Osasco.
O Red Bull Bragantino lamenta profundamente a morte do ex-técnico Vagner Benazzi, aos 68 anos.
— Red Bull Bragantino (@RedBullBraga) May 22, 2023
Benazzi foi treinador do Massa Bruta por quatro oportunidades entre 98 e 2016. O clube deseja muita força a todos os familiares e amigos.#RedBullBragantino pic.twitter.com/aM2eul55zw
Passagem pela Portuguesa rendeu o título de "rei do acesso"
Treinador desde o início da década de 1990, Vagner Benazzi ficou conhecido como o "rei do acesso" durante a sua longa carreira. Seu trabalho mais notável foi de 2006 a 2008. Na primeira temporada pela Portuguesa, livrou o time do rebaixamento para a terceira divisão do Campeonato Brasileiro.
A Portuguesa lamenta o falecimento do ex-atleta e técnico Vagner Benazzi, aos 68 anos de idade e deseja força aos familiares e amigos neste momento de dor. %uD83D%uDE14%uD83D%uDE4F#SomosLusa pic.twitter.com/bZaeZufDPg
— Portuguesa %u2764%uFE0F%uD83D%uDC9A (@Lusa_Oficial) May 22, 2023
No ano seguinte, em 2007, conquistou o título da série A-2 do Paulistão e colocou a Portuguesa de volta à elite do futebol paulista. Na mesma temporada, ainda conseguiu o acesso à primeira divisão do Campeonato Brasileiro, sendo terceiro colocado na Série B.
No currículo, acumula passagens por diversos clubes do interior de São Paulo, além de clubes do Nordeste, como Bahia, Fortaleza, Vitória e Náutico. O último clube que treinou foi o Nacional-AM.