2

Grupo City mostra interesse em criação de Liga no Brasil

Durante evento que marcou a assinatura do contrato do Bahia como Grupo City, o CAO do conglomerado falou sobre o interesse do grupo na criação de uma liga

04/05/2023 14:05 / atualizado em 04/05/2023 15:16
compartilhe
Ferran Soriano demostrou interesse na criação de uma liga de futebol no Brasil
foto: Felipe Oliveira / ECBahia

Ferran Soriano demostrou interesse na criação de uma liga de futebol no Brasil


O Bahia e o Grupo City assinaram nesta quinta-feira (4) o contrato que oficializa a entrada do time baiano no conglomerado. Com a entrada do Bahia, o City Football Group soma 13 clubes ao redor do mundo, na América, Ásia e Europa.

O evento que aconteceu na Fonte Nova, e um dos pontos abordados pelo CEO do grupo, Ferran Soriano, foi a possibilidade de criação de uma liga que representasse os clubes brasileiros. Soriano citou exemplos de outros países, como a Inglaterra. Criada em 1991, a Premier League é, atualmente, a maior liga de futebol do mundo. 

- Do ponto de vista do grupo, o Bahia é muito importante pela possibilidade de crescimento, que vai também ligada ao crescimento da liga do Brasil. É um país muito grande, e o futebol é o esporte número 1, mas não se desenvolveu do ponto de vista econômico. Estamos num momento que isso pode acontecer (a criação de uma liga). O grupo vê no futebol brasileiro a maior oportunidade de crescimento do mundo. Vai depender de nós e outros clubes - iniciou o dirigente.

Hoje no Brasil, há uma disputa entre dois grupos na tentativa da criação de uma liga: LIBRA (Liga do Brasil) e LFF (Liga Futebol Forte). O Bahia foi um dos clubes que decidiu assinar uma parceria com a LIBRA. Sem entrar em detalhes, Soriano falou sobre a possibilidade de ganhos com a criação de um grupo que representa os clubes.

- É espetacular o futuro, mas esse potencial está sendo polido enquanto não se organiza a competição. Ainda não falei com nenhum clube, mas me coloco à disposição para ajudar. Acredito que a oportunidade não pode ser perdida, os clubes precisam encontrar um jeito de trabalhar juntos, é um interesse global. O tamanho da liga e do negócio pode ser muito maior do que é hoje. Podemos multiplicar em 2 ou 3 vezes (a receita), não sei - finalizou Soriano. 
 
Neste momento, a Libra conta com 18 equipes confirmadas. São eles: Bahia, Botafogo-RJ, Red Bull Bragantino, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Santos, São Paulo, Vasco, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Ponte Preta, Sampaio Corrêa e Vitória.

Já a LFF conta com 24 time, sendo 9 da elite do futebol brasileiro. América-MG, Athletico-PR, Atlético-MG, Coritiba, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Goiás e Internacional fazem parte.

Compartilhe