
CBF descartou cancelamentos de jogos do Brasileirão de 2022
A Confederação Brasileira de Futebol informou nesta terça-feira (18) que "não existe a possibilidade de cancelamento de jogos" do Campeonato Brasileiro de 2022 em que haja a suspeita de manipulação de resultados.
Na manhã desta terça, o Ministério Público de Goiás e autoridades de outros cinco estados realizaram a segunda fase da Operação Penalidade Máxima, que mira manipulações em apostas esportivas.
Saiba mais
Em nota, CBF diz apoiar toda e qualquer ação legal que traga transparência e lisura aos campeonatos. A entidade cita, também, que as "interferências externas em resultados ou em situações de jogo são uma epidemia global que, para ser solucionada, precisa punir de forma exemplar e urgente, os responsáveis por essa prática nefasta."
As partidas que estão sob investigação são: Palmeiras 2 x 1 Juventude, pela 26ª rodada; Santos 1 x 1 Avaí, Bragantino 1 x 4 América, Goiás 1 x 0 Juventude e Cuiabá 1 x 1 Palmeiras, pela 36ª rodada; e Botafogo 3 x 0 Santos, pela 37ª rodada.
Em todas esses duelos, segundo a investigação, jogadores de um dos dois times foram assediados para tomar cartão amarelo ou cartão vermelho.
Conforme o MP, não necessariamente as ofertas para que os jogares levassem cartões foram aceitas. A proposta dos aliciadores era de R$ 50 mil a R$ 60 mil por evento.
Confira a nota da CBF
A CBF informa que não existe a possibilidade de cancelamento de jogos do Brasileiro de 2022.
É importante ressaltar que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apoia toda e qualquer ação legal que traga transparência e lisura aos campeonatos que organiza e a todo o esporte brasileiro.
A CBF investe uma quantia importante e vultosa no rastreamento e monitoramento de partidas, através da Sport Radar, empresa que atua também para a FIFA e a Conmebol e é mundialmente conhecida por sua expertise neste tipo de trabalho.
Isso não acontece somente nas competições que a CBF realiza. A entidade também custeia o mesmo serviço para todas as federações do Brasil.
Interferências externas em resultados ou em situações de jogo são uma epidemia global que, para ser solucionada, precisa punir de forma exemplar e urgente, os responsáveis por essa prática nefasta.