Nesta quarta-feira (12), o Juventude anunciou a contratação do meia Nenê. O jogador de 41 anos, que havia deixado o Vasco na última segunda-feira, chega ao Rio Grande do Sul para firmar vínculo com sua nova equipe nesta quinta.
Formado pelo Paulista de Jundiaí, Nenê passou por Palmeiras e Santos antes de ser negociado junto ao Mallorca-ESP, seu primeiro clube na Europa. No Velho Continente, o meia ficou por 11 temporadas, somando passagens por três clubes na Espanha: Alavés, Celta de Vigo e Espanyol.
Em 2007, se transferiu para o Monaco. Foi na França que Nenê conseguiu desempenhar o seu melhor futebol. Três anos depois, chegou ao Paris Saint-Germain, equipe pela qual foi eleito o melhor jogador do Campeonato Francês em 2010/11, jogador da temporada do PSG na mesma temporada e na seguinte, 2011/12, na qual também foi o líder de assistências da Ligue 1.
Nenê voltou ao Brasil em 2015, após atuar pelo West Ham, da Inglaterra, e pelo Al-Gharafa, do Catar. Ele foi contratado pelo Vasco e, por lá se tornou ídolo, sendo o segundo maior artilheiro da equipe no século 21, com 63 gols marcados, e o líder em assistências do Gigante da Colina também neste século, com 51 passes para gol, sendo o segundo jogador do Vasco com mais participações em gols no século, com 114.
Em 2018, o jogador de 41 anos foi transferido ao São Paulo e, no ano seguinte, atuou pelo Fluminense. Nenê retornaria ao Vasco em 2021, sendo fundamental na campanha da equipe carioca para retornar à elite do futebol brasileiro, no ano passado.
Após a saída do Vasco, nesta segunda, Nenê chega ao Juventude com uma tarefa semelhante à que teve no clube carioca: fazer com que sua equipe retorne à Série A do Campeonato Brasileiro. O primeiro passo para isso será dado neste sábado, às 18h15 (de Brasília), no Estádio Alfredo Jaconi, quando os comandados de Pintado enfrentam o Botafogo-SP, na estreia da Série B.