2

Início no Fla, gols na Europa e herói do Água Santa: conheça Bruno Mezenga

Centroavante foi o destaque do time de Diadema na vitória por 2 a 1 sobre o Palmeiras, no jogo de ida da final do Campeonato Paulista

03/04/2023 11:11 / atualizado em 03/04/2023 11:33
compartilhe
Com dois gols na final, Bruno Mezenga deixou Água Santa em vantagem na disputa do título paulista contra o Palmeiras
foto: Alexandre Battibugli/Ag.Paulistão

Com dois gols na final, Bruno Mezenga deixou Água Santa em vantagem na disputa do título paulista contra o Palmeiras


Autor dos dois gols na vitória do Água Santa por 2 a 1 sobre o Palmeiras, no jogo de ida da final do Campeonato Paulista, nesse domingo (2), na Arena Barueri, Bruno Mezenga se consolidou como um dos destaques do futebol nacional nesta temporada. O atacante de 34 anos tenta fazer história pelo clube de Diadema após passagens longe dos holofotes por outros clubes na carreira. 

Nesta edição do Campeonato Paulista, Bruno Mezenga marcou sete gols em 13 partidas - média de 0,54. Ele é o vice-artilheiro do Estadual, atrás de Roger Guedes, do Corinthians, e Galoppo, do São Paulo, ambos com oito. 

Mezenga chegou ao Água Santa nesta temporada e assumiu a faixa de capitão do time. Revelado pelo Flamengo, o centroavante já atuou por 16 clubes na carreira e, até então, teve a fase mais goleadora no futebol turco. 

Na Turquia, Mezenga atuou de 2011 a 2018 -  também jogou lá  em 2009, emprestado pelo Flamengo. Foram 72  gols em 244 no país vestindo as camisas de Eskisehirspor, Akhisar e Orduspor. Na Europa, também defendeu Crvena Zvezda, da Sérvia, e Legia Warszawa, da Polônia. Ainda passou pela Tailândia, em 2020. 

Início no Flamengo


Bruno Mezenga foi lançado pelo Flamengo com apenas 16 anos, em 2005. O atacante era aposta do clube rubro-negro na briga contra o rebaixamento no Brasileirão daquele ano. Ele disputou apenas seis jogos e não balançou a rede. 

No mesmo ano, foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-17 e conquistou o vice-campeonato mundial da categoria, ao lado de jogadores de carreiras consagradas atualmente, como Renato Augusto e Marcelo. 

Em 2009, integrou o elenco do Flamengo na conquista do Campeonato Brasileiro, com sete partidas disputadas pelo time que tinha Petkovic e Adriano entre os destaques. 

A saída em definitivo da Gávea foi em 2010. No futebol brasileiro, Mezenga rodou por Macaé, Fortaleza, São Caetano, Vila Nova, Goiás, Ferroviária e Goiás antes de brilhar pelo Água Santa em 2023. 

Origem do apelido


Natural de Niterói, no Rio de Janeiro, Bruno  Ferreira Mombro Rosa ganhou o apelido de Mezenga nos primeiros passos no futebol. Um professor de futsal batizou o garoto em referência ao nome do personagem do ator Antônio Fagundes na novela O Rei do Gado, exibida originalmente em 1996, pela Rede Globo. 

Jogo decisivo no Paulista


Com a vantagem do empate para faturar o título do Campeonato Paulista, o Água Santa volta a enfrentar o Palmeiras no próximo domingo (9), no Allianz Parque, em São Paulo. Profissionalizado há apenas 11 anos, o clube de Bruno Mezenga tenta impedir o tricampeonato estadual do Verdão, que precisa de triunfo por dois gols de diferença para levantar o caneco. 




Compartilhe