O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou nesta manhã de quarta-feira (25/01) ao lado do presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou. Em sua declaração, Lula disse que a única mágoa que tem do país é a Copa do Mundo de 1950. Na ocasião, o Brasil foi derrotado pelo Uruguai por 2 a 1 e ficou com o vice-campeonato.
Em tom descontraído, após dizer que tem muitos amigos uruguaios e reforçar as alianças no país, Lula relembrou do Mundial que deixou milhares de brasileiros angustiados que sonhavam com o primeiro título da Seleção.
"A única mágoa que eu tenho do Uruguai e não esqueço nunca foi a Copa do Mundo de 1950. Mas já faz muito tempo!"
Em 1950, o Brasil sediou o evento pela primeira vez na sua história. Foi também a primeira Copa após a Segunda Guerra Mundial - que causou um hiato de 12 anos da competição. O último Mundial antes da Guerra aconteceu em 1938, em que a Itália se sagrou campeã.
A partida que decidiu o campeão do torneio ficou marcada como 'Maracanaço'. Quase 200 mil torcedores brasileiros estiveram no Maracanã, no Rio de Janeiro, para acompanhar o duelo entre Brasil e Uruguai. A Seleção Brasileira saiu na frente no placar, mas sofreu a virada para a Seleção Uruguaia, que acabou levantando o segundo troféu de sua história.
O Uruguai já havia sido campeão em 1930. Já o Brasil, veio a ser campeão apenas em 1958.