2

Lula lamenta morte de Pelé: 'Nunca houve um camisa 10 como ele'

Presidente eleito do Brasil, Lula exaltou os feitos do ex-jogador, relembrou 'shows' dentro de campo e brincou que tinha raiva pelas derrotas do Corinthians

29/12/2022 18:11 / atualizado em 29/12/2022 20:36
compartilhe
Lula destacou o privilégio que teve em assistir a jogos de Pelé
foto: REUTERS/Handout/Wander Roberto-RIO2016

Lula destacou o privilégio que teve em assistir a jogos de Pelé


O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte do Rei do Futebol, Pelé, na tarde desta quinta-feira (29/12). Em suas redes sociais, o político relembrou momentos em que viu o ex-jogador atuar. 

Fotos de Pelé com personalidades do Brasil e do mundo



"Eu tive o privilégio que os brasileiros mais jovens não tiveram: eu vi o Pelé jogar, ao vivo, no Pacaembu e Morumbi. Jogar, não. Eu vi o Pelé dar show. Porque quando pegava na bola ele sempre fazia algo especial, que muitas vezes acabava em gol", começou. 




"Confesso que tinha raiva do Pelé, porque ele sempre massacrava o meu Corinthians. Mas, antes de tudo, eu o admirava. E a raiva logo deu lugar à paixão de vê-lo jogar com a camisa 10 da Seleção Brasileira", continuou.

Presidente do Brasil entre 2003 e 2011, o político exaltou os feitos de Pelé e ressaltou como o Rei levou o 'nome do país' para os estrangeiros.

"Poucos brasileiros levaram o nome do nosso país tão longe feito ele. Por mais diferente do português que fosse o idioma, os estrangeiros dos quatros cantos do planeta logo davam um jeito de pronunciar a palavra mágica: 'Pelé'", prosseguiu.

Por fim, Lula agradeceu a Pelé e falou sobre o 'reencontro' com craques do futebol brasileiro que também faleceram.

"Pelé nos deixou hoje. Foi fazer tabelinha no céu com Coutinho, seu grande parceiro no Santos. Tem agora a companhia de tantos craques eternos: Didi, Garrincha, Nilton Santos, Sócrates, Maradona...  Deixou uma certeza: nunca houve um camisa 10 como ele. Obrigado, Pelé", finalizou Lula.

O ex-jogador morreu após um período de internação no hospital Albert Einstein, em São Paulo. Edson Arantes do Nascimento teve complicações de um câncer no cólon e morreu em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Ele deixa seis filhos.

Além de Lula, o PT, a presidente da sigla, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), e o Instituto Lula comentaram a morte do ex-jogador.

No último boletim divulgado, em 21 de dezembro, os médicos afirmaram que o câncer de cólon havia progredido e que o rim e coração de Pelé exigiam cuidados. No boletim médico, o hospital Albert Einstein confirmou a morte às 15h27 de hoje.



Compartilhe