A temporada 2022 do futebol brasileiro chegou ao fim neste domingo (13/11). Já estão definidos os oito clubes classificados para a Copa Libertadores, os seis com vagas na Sul-Americana e aqueles que disputarão a Primeira Divisão do próximo ano. Veja a seguir todos os 20 clubes garantidos na Série A do Campeonato Brasileiro.
Campeão da Série B com sete rodadas de antecedência, o Cruzeiro retornou à elite nacional após três anos longe. Além da Raposa, subiram Grêmio, Bahia e Vasco. Essas equipes se juntam a outras 16 que disputaram a Série A em 2022.
O Palmeiras foi o grande vencedor do torneio deste ano. O Verdão sobrou no certame e faturou a taça com quatro jogos de antecipação. O triunfo deu ao time paulista o direito de disputar a Libertadores novamente.
Além da equipe comandada por Abel Ferreira, Internacional (2º colocado), Fluminense (3º), Corinthians (4º), Flamengo (5º) e Athletico-PR (6º) garantiram vaga direta à fase de grupos da principal competição internacional. Completando o G8, Atlético (7º) e Fortaleza (8º) iniciarão a disputa em fases anteriores.
Outros seis clubes também conseguiram uma vaga na próxima Sul-Americana. São eles: São Paulo (9º), América (10º), Botafogo (11º), Santos (12º), Goiás (13º) e Red Bull Bragantino (14º).
Por sua vez, Coritiba (15º) e Cuiabá (16º) se mantiveram na elite, mas não conquistaram vaga para competições internacionais.
Série A mais competitiva?
Ao que tudo indica, a Série A de 2023 promete ser ainda mais competitiva do que foi neste ano. Dos 20 times confirmados, 15 já levantaram a taça.
Em seus dados oficiais, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) contabiliza 17 campeões da Primeira Divisão, levando em consideração os campeonatos disputados desde 1959 - que teve o Bahia como primeiro campeão.
Na edição de 2023, 15 desses clubes vitoriosos disputarão juntos o Brasileirão, fato que não ocorre desde 2020. Os únicos times campeões nacionais que não estarão no torneio são Sport e Guarani, ambos na Série B.
Os 20 times garantidos na Série A de 2023
- Palmeiras
- Flamengo
- Cruzeiro
- Internacional
- Fluminense
- Corinthians
- Athletico-PR
- Atlético
- Fortaleza
- São Paulo
- América
- Botafogo
- Santos
- Goiás
- Red Bull Bragantino
- Coritiba
- Cuiabá
- Grêmio
- Vasco
- Bahia