A Copa Sul-Americana de 2023 tem quase todos os seus 56 participantes confirmados. Com a rodada final da Série A do Campeonato Brasileiro, disputada neste domingo (13/11), todas as seis vagas brasileiras para a competição internacional foram definidas.
São Paulo (9º colocado, com 54 pontos), América (10º, com 53), Botafogo (11º, com 53), Santos (12º, com 47), Goiás (13º, com 46) e Red Bull Bragantino (14º, com 44) foram os brasileiros assegurados na fase de grupos da Sul-Americana.
Por sua vez, Coritiba (15º, com 42) e Cuiabá (16º, com 41) se manteram na elite, mas não conseguiram vaga para nenhuma competição internacional.
Como foi a rodada do Brasileiro
O São Paulo até tentou conseguir uma brecha na zona da Libertadores ao bater o Goiás por 4 a 0, na Serrinha, em Goiânia, mas viu os rivais diretos triunfarem. Sendo assim, se contentou com a vaga na Sul-Americana. O adversário goiano já estava garantido na competição.
Já o América chegou a entrar na Libertadores durante a rodada, mas teve seus planos frustrados ao ver o gol da vitória sobre o Atlético-GO ser anulado pelo VAR. Com a marcação, o Coelho apenas empatou por 1 a 1 com o Dragão, no Independência.
O Botafogo se manteve na zona de classificação à Sul-Americana mesmo após ser goleado por 3 a 0 para o Athletico-PR, na Arena da Baixada, em Curitiba, na última rodada do Brasileiro. O mesmo ocorreu com o Santos, que perdeu por 2 a 0 para o Fortaleza, na Vila Belmiro.
O Bragantino foi outro clube que também foi derrotado dentro de seus domínios. O Massa Bruta perdeu por 1 a 0 para o Fluminense, no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.
O que falta para definir todos os participantes da Sul-Americana?
Seis vagas ainda estão em aberto: quatro times da Colômbia e duas equipes do Paraguai. A tabela anual da temporada de cada país definirá quem conseguirá a classificação. O Torneo Finalización colombiano termina no dia 30 de novembro, e o Torneo Clausura paraguaio se encerra neste domingo.
Confira a lista dos classificados à Sul-Americana de 2023
ARGENTINA
Gimnasia-LP, Defensa y Justicia, Tigre, Newell's Old Boys, Estudiantes-LP e San Lorenzo
BOLÍVIA
Oriente Petrolero, Guabirá, Atlético Palmaflor e Blooming
BRASIL
São Paulo, América-MG, Botafogo, Santos, Goiás e Bragantino
CHILE
Palestino, Cobresal, Universidad Católica e Audax Italiano
EQUADOR
LDU, Emelec, Deportivo Cuenca e Delfín
PARAGUAI
Guaraní e Sportivo Ameliano
PERU
Universitario, César Vallejo, Cienciano e Binacional
URUGUAI
River Plate-URU, Peñarol, Defensor e Danubio
VENEZUELA
Estudiantes de Mérida, Deportivo Táchira, Caracas e Puerto Cabello