2

Clubes e CBF fazem campanha por paz nas eleições: 'Golaço pela democracia'

A polarização e o discurso de ódio na política são temas sensíveis que despertam preocupação de toda a sociedade civil, incluindo as equipes de futebol

30/09/2022 10:56 / atualizado em 30/09/2022 11:36
compartilhe
Imagem postada pela CBF nas redes sociais
foto: Divulgação

Imagem postada pela CBF nas redes sociais

Os grandes clubes do país e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se uniram, nesta sexta-feira (30), em campanha pela paz nas eleições, marcadas para o domingo (2). A polarização e o discurso de ódio na política são temas sensíveis que despertam a preocupação da sociedade civil.

"A #PazNasEleições fortalece a democracia. Dentro ou fora de campo, respeito e tolerância fazem parte das regras do jogo. Neste domingo, dia em que a população vai às urnas, essa é a mensagem do Futebol Brasileiro", postou a CBF.

O Atlético usou as redes sociais para dizer que é preciso fazer um "golaço pela democracia". "O Atlético e o TSE convocam os torcedores e eleitores para abraçar a campanha por uma votação pacífica e respeitosa. Eleição em clima amistoso é vitória da DEMOCRACIA".

Já o América pediu fair play também na hora do voto. "Fazemos parte do grande time que promove a #PazNasEleições e lembra que na disputa eleitoral também precisa ter fair play. Quer ser um craque do Coelhão nas urnas? É só votar com tranquilidade e que a violência fica fora de campo", postou o clube mineiro.

Já o Flamengo prega um clima amistoso para domingo. "O Mengão convoca a Nação Rubro-Negra a dar show de cidadania domingo, promovendo a #PazNasEleições! Fair play sempre, com clima de amistoso na festa da democracia", escreveu.

Por sua vez, o Corinthians destacou que "a democracia está no DNA da nossa história! Domingo é dia de marcar um golaço fortalecendo a #PazNasEleições".

A proximidade das eleições esquentou os ânimos no Brasil. Nas últimas semanas, pessoas foram mortas possivelmente por motivação política - a Polícia Civil investiga pelo menos cinco casos. A preocupação é grande para domingo. 

A Human Rights Watch (HRW), organização internacional de direitos humanos, manifestou preocupação com a possibilidade de que haja episódios de violência durante as eleições deste domingo.

"Discursos de ódio online e offline, e graves ataques e violência política têm deixado muitos brasileiros com medo de expressar suas opiniões e exercer seus direitos políticos", disse a organização, em comunicado.

Compartilhe