Nas contas do Bahia no Facebook, Instagram e YouTube, dois intérpretes de Libras vão comentar os principais lances em tempo real, com o apoio do comentarista Paulo Jamelli, ex-atacante do São Paulo e do Santos. "Nosso objetivo é que as pessoas surdas que usam Libras possam acessar esse conteúdo pelo celular enquanto assistem ao jogo, na TV ou em algum outro dispositivo, e assim ter uma experiência inédita como torcedores", diz Lênin Franco, gerente de marketing do Bahia.
"A intenção é que esse projeto possa evoluir e ser replicado, não só pelo Bahia como por outros times do Brasil, até que se torne algo natural e presente na transmissão de cada vez mais campeonatos", afirma Rafael Pitanguy, VP de Criação da VMLY&R, agência-parceira do Bahia na idealização do projeto.
Estima-se que o Brasil hoje tenha 10 milhões de deficientes auditivos. De 70% a 80% deles se comunicam prioritariamente por Libras. No mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 500 milhões de pessoas apresentam algum grau de surdez.