A Série B do Campeonato Brasileiro começa nesta sexta-feira com 20 clubes em busca de um só objetivo: conseguir o acesso à elite do futebol nacional. Os mineiros América e Cruzeirovestão entre os favoritos na competição. Para subir, a projeção é de 64 pontos. Os cálculos são do especialista em probabilidades do futebol Tristão Garcia, do site Infobola.
Leia mais:
- Guia da Série B, com fichas dos clubes e opinião de jornalistas de cada estado
- Cruzeiro domina lista dos 20 jogadores mais valiosos da Série B
- Jornalistas colocam o Cruzeiro como favorito ao título da Série B
- Geninho, do Avaí afirma que Cruzeiro não é maior candidato ao título
- América é apontado como sério candidato ao título e ao acesso
“Calcular projeção para título na Série B não faz muito sentido. O título na Série B fica em segundo plano. Os clubes buscam mesmo é conquistar o acesso. Só que a Série B, diferentemente da Série A, não tem uma projeção certa. A competição começa com 20 clubes tentando o acesso, todos com orçamentos parecidos. Não existe um favorito claro. Os times não são regulares no torneio. Vemos times disparando no começo e não conseguindo se manter ou times que começam muito mal, mas ainda conseguem o acesso. Não existe um comportamento regular nessa competição. No meio da competição, após o fim do turno, teremos a real noção de quantos pontos serão necessários para o acesso”, disse ao Superesportes.
No entanto, ele faz a projeção: uma equipe que fizer 64 pontos (56,1% de aproveitamento) deve conseguir a vaga na Série A do próximo ano.
“Acredito que 64 pontos é um número bem seguro para conseguir o acesso. Já tivemos ano (2012), em que um time (São Caetano) ficou com 71 pontos e não subiu. Mas isso foi exceção. Somar 64 pontos é um número que pode garantir a vaga na Série A”.
Situação do Cruzeiro
Punido pela Fifa com a perda de seis pontos, o Cruzeiro precisará de 61,4% de aproveitamento na Série B para conseguir o acesso.“O Cruzeiro entra no mesmo cálculo. Precisa fechar a Série B com 64 pontos para subir. Desta forma, tem que fazer 70 pontos, já que começa com 6 pontos a menos. Começar a Série B, uma competição tão equilibrada, com essa pontuação negativa pode ser complicado. Se embalar e conseguir essa pontuação, vai voltar para a Série A, que é o grande objetivo”, disse Tristão.
Rebaixamento
Tristão Garcia também faz a projeção do rebaixamento da Série B para a Série C. O número é o mesmo planejado para a Série A (clique aqui e veja): 48 pontos livra as equipes da queda.
“Já o rebaixamento é uma pontuação parecida com a Série A. O time que conseguir fazer 48 pontos deve conseguir se manter na Série B”, concluiu.