A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) fechou parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein para a realização de testes de COVID-19 para a retomada das competições nacionais. O objetivo é garantir a confiabilidade nos exames, que serão custeados pela entidade.
O acordo abrange, inicialmente, as séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro, assim como a Copa do Brasil, o Brasileirão Feminino A-1 e A-2, o Braisleirão Sub-20 e a Copa do Nordeste.
O protocolo divulgado prevê que os jogadores farão exames três dias antes de cada compromisso e terão os resultados na véspera de cada jogo. O presidente da CBF, Rogério Caboclo, disse que é preciso retomar o futebol de forma segura.
“Vamos retomar o futebol de forma segura. Oferecer um ambiente de proteção e confiança nos protocolos é o nosso compromisso com os protagonistas do futebol. Confiamos plenamente na excelência do Einstein para realização desse trabalho fundamental de testagem”, disse.
A CBF vai custear integralmente os testes, inclusive para treinadores, árbitros e assistentes.
“Nosso compromisso é que todos que entrem em campo tenham tranquilidade para realizar seu trabalho. Vamos utilizar a metodologia mais confiável nos testes e também investir muito na orientação para que todos os envolvidos no jogo adotem os cuidados necessários à saúde coletiva”, afirmou Jorge Pagura, presidente da Comissão Médica e de Combate à Dopagem da CBF.
Os primeiros testes feitos em parceria com o hospital já estão sendo realizados para a retomada da Copa do Nordeste. Os 14 times da competição passaram por exames antes do deslocamento para a Bahia, onde a competição voltará a ser realizada no dia 21, com sede-única.