Atlético, América e Cruzeiro oficializaram na manhã desta sexta-feira uma parceria comercial com a Fiat Automóveis. Os presidentes dos três maiores clubes de Minas Gerais estiveram presentes na sede da montadora, em Betim, região metropolitana da capital mineira.
O acordo dura até o final deste ano e, inicialmente, não inclui estampar a marca da empresa nos uniformes dos clubes. Serão realizadas ações promocionais voltadas para os torcedores das três equipes, com premiações e até sorteio de automóveis.
O presidente da Fiat América Latina, o italiano Antonio Filosa, recebeu os mandatários dos clubes na sede da empresa para assinatura dos contratos do patrocínio, ato que considerou muito importante, por envolver as três agremiações.
“Acho que é histórico um painel como este, com os escudos de Galo, Cruzeiro e América juntos e sobretudo com o escudo nosso. Falando de esporte, a primeira coisa que vem à cabeça é time, no caso os três principais times e Minas Gerais. E quando falamos do nosso dia a dia, time também é a palavra principal, porque ninguém faz nada sozinho.”
O presidente do América, Marcus Salum relembrou sua gestão anterior, em 2011 e 2012, quando que a montadora estampou sua marca na camisa do Coelho. Para o presidente, a ação inaugurada hoje é totalmente voltada para o torceror.
“Já fui patrocinado como presidente pela Fiat em 2011 e 2012, com patrocínio master e estou muito satisfeito com a iniciativa da empresa ter voltado os olhos outra vez pra Minas Gerais na parte de patrocínio. Agora essa volta é na busca do torcedor, que é nosso produto final. Hoje esse projeto é voltado para o torcedor e ele vai ser o embrião de um futuro que a gente não sabe onde pode chegar.”
Sérgio Sette Câmara, presidente do Atlético, afirmou que os três clubes e também a fabricante têm a ganhar com a parceria firmada.
“Carro e futebol são as duas grandes paixões do brasileiro. O futebol engrandece todo tipo de mercado. Todo tipo de empresa que investe no futebol tem um grande retorno e com certeza os três clubes de Minas vão trazer esse retorno e, obviamente, também vão ganhar muito com isso”, afirmou o diretor atleticano.
O presidente do Cruzeiro, Wagner Pires de Sá, ressaltou que o foco do acordo celebrado entre os times e a companhia é beneficiar o torcedor, especialmente os associados do clube.
“Isso que nós estamos fazendo aqui agora, juntar novamente a industria automobilística com o futebol, com o esporte em si, é de uma grandeza enorme. Vamos produzir grandes frutos e é o que nós esperamos. Vamos atender nossos sócios torcedores, que é o nosso principal objetivo. Tanto de um fabricante de automóveis, quanto de um fabricante de espetáculo é atender ao público, atender ao povo. E é isso que nós vamos fazer em conjunto”, disse o presidente celeste.
Presidente da Fiat revela seu clube de coração
Em um momento descontraído durante o evento, o presidente da Fiat foi presenteado com kits contendo camisas e outros brindes de América, Atlético e Cruzeiro. Ao receber as lembranças, Antonio Filosa revelou ser torcedor do Atlético e contou como ele, nascido na Itália, passou a admirar o Galo.
“Eu tenho um coração alvinegro (...) Quando eu cheguei em 2005 em Confins, um colega de trabalho veio me pegar no aeroporto e estava nervoso. E eu perguntei, ‘está nervoso por quê’? Ele me respondeu, ‘é porque tenho que ver o jogo da minha equipe e, infelizmente me mandaram te pegar’. E eu falei, ‘vamos juntos’. E ele me levou pra ver o primeiro jogo do Campeonato Mineiro de 2005, que era Atlético e Valério, uma equipe pequena. O Atlético perdeu por 3 a 2. mas o que me assustou foram os dez mil torcedores, que debaixo do calor, continuavam a suportar aquilo. Digamos que meu coração foi raptado naquele momento. Mas, meu filho talvez tenha um gosto diferente do meu”, disse o diretor da companhia.