Assim como esperado, a Primeira Liga não será disputada em 2018. A confirmação saiu nesta terça-feira, em comunicado oficial divulgado no site da comissão. De acordo com o aviso, a pretensão é que o torneio volte a ser realizado em 2019.
Nesta última semana, em contato ao Superesportes, Marcus Salum, presidente do América e da Primeira Liga, já havia adiantado a decisão em não realizar a copa nesta temporada. O dirigente revelou enfrentar problemas em relação a datas, e que o Mundial na Rússia inviabilizaria a realização do torneio nacional.
O comunicado também salientou que a cúpula da competição já realizou reuniões com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e com a Rede Globo para adiantar o acordo de 2019, e que continuará em conversa com dirigentes dos clubes participantes.
A previsão é que o torneio comece no início do ano e termine em março, tendo quatro a sete datas. Na próxima edição, a Primeira Liga será disputada no sistema de playoffs e não com fase de grupos, como nas últimas vezes.