Principal festival de cinema dedicado exclusivamente a filmes sobre futebol, o Cinefoot divulgou a programação da sua oitava edição, que será de quinta-feira (30/11) a sábado (2/12), no Museu Brasileiro do Futebol, no Mineirão (Portão G2). Ao todo, serão exibidos 11 filmes, entre curtas e longa-metragens de Brasil, Itália, Inglaterra e Islândia. A entrada é franca.
Saiba mais
Produzido pelo Estado de Minas, ‘Paixões’ foi selecionado para a mostra competitiva de curtas-metragens e será exibido sábado, às 10h. O filme, dirigido por Larissa Kumpel e Renan Damasceno, conta a história de três torcedoras que descobriram nas arquibancadas o segredo da longevidade: Dona Zuzu, de 82 anos; Salomé Silva, de 83; e Ana Cândida, de 97, a Vovó do Galo – torcedoras emblemáticas de América, Cruzeiro e Atlético, respectivamente.
O curta reuniu, pela primeira vez, as três torcedoras no principal palco do futebol mineiro, o gramado do Mineirão. Será a primeira exibição de Paixões. Uma versão com cada uma das torcedoras foi apresentada durante o especial BH 120, do Estado de Minas, em setembro.
Além de Paixões, outros três filmes mineiros serão exibidos no site: Veterana, paixão e glória (dir. Filipe Vilela Martins, Gabriela Mucin Uliana e Camilo Barbosa), sobre os 90 anos da Caldense; Eterno, um capítulo incontestável (dir. Gustavo Nolasco e Leo Souza), primeira produção do coletivo Memória Celeste, sobre o reencontro de uma família 20 anos depois do título da Libertadores; e Anderson (dir. Rodrigo Meirelles), sobre um torcedor alvinegro com paralisia cerebral.
OUTROS CURTAS
Paixões é o quarto curta produzido pelo Estado de Minas a partir de grandes reportagens selecionadas para festivais nacionais de cinema. Nesta semana, o filme Dandara, de Flávia Ayer e Fred Bottrel, conquistou o prêmio Canal Brasil de incentivo ao curta-metragem, no Festival Mix Brasil.
Em outubro, o filme Travessia, de Alexandre Guzanshe, Fred Bottrel e Gustavo Werneck, ganhou menção honrosa no Cine Baru, em Sagarana. No mesmo festival, Marina – o sonho de Niemeyer no sertão mineiro que a ditadura abafou, de Alexandre Guzanshe e Renan Damasceno, participou da mostra competitiva.
FICHA TÉCNICA
PAIXÕES
Dir. Larissa Kumpel e Renan Damasceno (Doc, 10 min, cor, digital, MG, 2017). 12 ANOS
Edição: Larissa Kumpel
Produção: Ana Clara Brant, Álvaro Duarte, Bruno Furtado, Laura Valente, Renan Damasceno, Sidney Lopes
Imagens: Bruno Furtado, Gladyston Rodrigues, Larissa Kumpel, Leandro Couri e Renan Damasceno
PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira (30/11)
15h – Tapete Verde (SP, 2013); Ronaldo (Suiça, 2009); O primeiro João (RJ, 2006); Gaúchos Canarinhos (RS, 2007)
17h - Palestra: 20 anos da conquista da Libertadores pelo Cruzeiro, com Adroaldo Leal, Bruno Mateus e o ex Jogador do Cruzeiro Nonato.
19h Dentro de um vulcão – a ascensão do futbol islandês (Islândia e Inglaterra, 2016)
Sexta-feira (1/11)
15h – Tapete Verde (SP, 2013); Ronaldo (Suiça, 2009); O primeiro João (RJ, 2006); Gaúchos Canarinhos (RS, 2007)
17h - Pergunte quem era Falcão (Itália, 2017)
19h - Palestra: 1982: 35 anos do futebol arte, com Alexandre Simões e Renê Santana
Sábado (2/11)
10h – Paixões (MG, 2017); Veterana, paixão e glória (MG, 2015); Eterno, um capítulo incontestável (MG, 2017); Anderson (MG, 2017)
11h - Tour pelo Mineirão com nosso Homenageado Osvaldo Reis- Pequetito