O meia-atacante Valdívia, de 22 anos, deve mesmo deixar o Internacional. Após a derrota do clube gaúcho para o Palmeiras (1 a 0), nessa quarta-feira, pela Copa do Brasil, o vice de futebol Roberto Melo confirmou que “há muitos interessados”. O dirigente disse que a tendência é que o atleta deixe o Rio Grande do Sul para retomar sua carreira em outro centro.
“Valdívia é um garoto que valorizamos muito. Ele tem qualidade e é patrimônio do clube. Tratamos isso com muito carinho desde o início do ano. Há muitos clubes interessados, mas não trataremos publicamente. Conversaremos reservadamente com o atleta, que talvez tenha interesse em sair e respirar novos ares para retomar sua carreira em alto nível”, disse o vice de futebol do Internacional, Roberto Melo.
Os dois grandes clubes da capital mineira têm interesse na contratação do jogador. No início desta semana, a TV Bandeirantes noticiou que Atlético e Cruzeiro monitoravam a situação de Valdívia, reserva do clube Colorado.
O clube celeste confirmou a intenção de contar com o atleta. “O Cruzeiro tem interesse nos dois jogadores. Como sempre afirmamos, estamos atentos ao mercado. São jogadores com potencial para jogar no Cruzeiro e eu espero que as negociações evoluam”, afirmou ao Superesportes o diretor de futebol do Cruzeiro, Klauss Câmara, na última terça-feira.
Por sua vez, o Atlético preferiu manter sigilo e não comentou o assunto.
O Inter entende que deve repassar Valdívia para que ele recupere o bom futebol. O jogador surgiu com grande destaque no Rondonópolis, em 2012. Naquele ano, foi artilheiro da Copa São Paulo de Futebol Júnior, com oito gols. Por casusa do bom desempenho, o atleta foi contratado pelo Inter.
Estreou nos profissionais do Colorado em 2013, ano em que participou de apenas duas partidas. O melhor momento dele ocorreu em 2015, quando disputou 53 jogos, marcou 19 gols e deu seis assistências.
Quando vivia sua melhor fase, em novembro de 2015, Valdívia sofreu lesão no ligamento cruzado do joelho esquerdo durante amistoso da Seleção Brasileira Olímpica contra os Estados Unidos. O jogador voltou a atuar em julho de 2016, mas alternou altos e baixos.
Segundo o jornalista Leandro Behs, do jornal Zero Hora, o meia ainda não conseguiu recuperar o futebol de 2015. “É um jogador que ainda não conseguiu voltar ao seu grande nível desde a lesão no joelho. Hoje, não é o cara de 2015. Será preciso ter paciência com ele. Não deve estourar de cara em outro clube caso saia do Inter”.
Valdívia tem contrato com o Internacional até dezembro de 2020. Em anos anteriores, quando ele era titular e estava em alta, o Colorado chegou a recusar ofertas milionárias da Europa.
Ao todo, Valdívia jogou 144 partidas pelo Inter, com 28 gols e 11 assistências. Os dados são do Futdados.
VALDÍVIA
Nascimento: 04/10/1994Naturalidade: Jaciara (MT)
Altura: 1,74m
Clubes:
Rondonópolis (até 2011); Internacional (a partir de 2012)
Gols
2017: 2 gols em 21 jogos
2016: 4 gols em 32 jogos
2015: 19 gols em 53 jogos
2014: 3 gols em 36 jogos
2013: 2 jogos
Títulos:
Campeonato Brasileiro Sub-20: 2013
Campeonato Gaúcho: 2014, 2015
Recopa Gaúcha: 2016, 2017