A situação do Coelho, último colocado, é praticamente irreversível. Embora ainda não ratificada, a Série B em 2017 é uma triste realidade. Por sua vez, o Galo se aproximou do líder Palmeiras na tabela, mas ainda tem chances pequenas de título, segundo os cálculos da UFMG e do site Infobola. Já a Raposa, depois de computar sete pontos nos últimos três jogos, está se descolando da zona de rebaixamento e diminuiu o risco de queda.
América
O rebaixamento do América está cada vez mais próximo de ser concretizado. Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, o Coelho tem 99.82% de risco de ser rebaixado. O Infobola diz que são 99%.
Mesmo que vença todos os oito jogos restantes, o clube mineiro chegaria a 45 pontos (21 atuais com mais 24) e teria que torcer para uma combinação de resultados de seus adversários para que o número pudesse ser suficiente.
Jogos restantes do América e momento dos rivais
Corinthians x América – Vaga na Libertadores
América x Atlético-PR – Vaga na Libertadores
América x São Paulo – Risco de rebaixamento
Santa Cruz x América – Risco de rebaixamento
América x Flamengo – Título
Grêmio x América – Vaga na Libertadores
América x Sport – Risco de rebaixamento
América x Santos – Título
CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO
Atlético
O Atlético diminuiu a diferença de pontos para o Palmeiras de sete para cinco nesta última rodada (61 x 56). O Cruzeiro arrancou empate na Fonte Luminosa e ajudou o Galo, que acredita no título, sobretudo, porque tem confrontos diretos contra os líderes Palmeiras e Flamengo, ambos em Belo Horizonte.
O time de Marcelo Oliveira enfrenta o Fla em partida da 33ª rodada. Já o Verdão será rival na 35ª. Data e horários ainda não foram confirmados pela CBF. Os jogos devem ser disputados no Independência.
Segundo a UFMG, o Galo tem 6,5% de ficar com o título. Já o Infobola diz que são 6%. Se o Galo fizer uma campanha perfeita até o fim do Brasileiro, somando os 24 pontos restantes, chega a 80. Esse número, segundo a UFMG, tem 99.795% de possibilidade de levantar a taça.
A título de curiosidade, dos Campeonatos Brasileiros com 20 clubes, a maior pontuação de um campeão foi a do Corinthians no ano passado. Em 2015, o Timão fez 81 pontos. O campeão com menos pontos foi o Flamengo em 2009. O time carioca fez 67 pontos naquela ocasião.
Jogos restantes do Atlético e momento dos rivais
Botafogo x Atlético – Vaga na Libertadores
Atlético x Figueirense – Risco de rebaixamento
Atlético x Flamengo – Título
Coritiba x Atlético –Risco de rebaixamento
Atlético x Palmeiras – Título
Santa Cruz x Atlético – Risco de rebaixamento
Atlético x São Paulo – Risco de rebaixamento
Chapecoense x Atlético – Vaga na Libertadores
Cruzeiro
O Cruzeiro conseguiu se afastar ainda mais da zona de rebaixamento. O time de Mano Menezes empatou com o Palmeiras e abriu quatro pontos para o Internacional, primeiro clube do Z-4.
A rodada, aliás, foi ótima para os cruzeirenses. Dos clubes da parte de baixo da tabela, ninguém venceu. Empataram: Coritiba (13º) e Figueirense (18º). Perderam: América (20º), Santa Cruz (19º), Inter (17º), Sport (16º), Vitória (15º) e São Paulo (14º).
Agora, o céu voltou a ficar azul para o Cruzeiro. Segundo a UFMG, a Raposa tem 8.4% de risco de ser rebaixado. Já o Infobola diz que são 10%.
De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, para um clube ter pelo menos 99% de chances de permanência na Série A, é preciso alcançar 47 pontos. Com 45, a probabilidade de queda, segundo os números da universidade, é de 10,56%. Hoje, o Cruzeiro tem 37 pontos.
Jogos restantes do Cruzeiro e momento dos rivais
Cruzeiro x Chapecoense – Vaga na Libertadores
Vitória x Cruzeiro – Risco de rebaixamento
Atlético-PR x Cruzeiro – Vaga na Libertadores
Cruzeiro x Fluminense – Vaga na Libertadores
Sport x Cruzeiro – Risco de rebaixamento
Cruzeiro x Santos –Título
Inter x Cruzeiro – Risco de rebaixamento
Cruzeiro x Corinthians – Vaga na Libertadores