O Botafogo tinha a chance de alcançar a vice-liderança do Brasileiro na última rodada, mas, com o empate por 1 a 1 com o Atlético-GO, na última quinta-feira, o alvinegro alcançou os 15 pontos, acabou saindo do G-4 e caiu para a sexta posição.
Neste domingo, o Glorioso encara o Bahia às 16h (de Brasília), no Estádio do Pituaçú, em partida válida pela nona rodada do Brasileiro, e terá a chance de voltar ao grupo dos quatro melhores da competição. Um resultado negativo pode afastar o time ainda mais da zona da Libertadores.
A partida poderia ter uma atração especial com a estreia de Renato, maior contratação da equipe no ano. Mas o jogador só deve estrear com a camisa alvinegra na próxima rodada, dia 17, contra o Corinthians. Isso porque a documentação de Renato ainda não chegou da Espanha e o departamento jurídico do clube não teve tempo de regularizar o atleta.
"Essa foi uma notícia lamentável, não só para mim como para o torcedor. Fiquei muito chateado, pois pretendia contar com ele", disse o técnico Caio Júnior.
O meia Everton também desfalca o alvinegro para esta partida. O atleta saiu do confronto contra o Atlético-GO com uma tipóia no ombro esquerdo e nem viajou com a equipe para Salvador. Caio Júnior não quis revelar seu substituto e disse que só escalará a equipe momentos antes da partida.
"Não defini o substituto de Everton. Se o Everton estivesse à disposição, seria a mesma equipe. Ele faz uma função muito importante, recomposição, ajuda o lateral e tem papel tático fundamental. Tenho que pensar quem pode substitui-lo à altura. Minha ideia é definir a escalação no vestiário, Vou pensar mais em relação às características do Bahia", analisou.
Na 13ª posição, com nove pontos, o Bahia, que não vence há duas rodadas (empatou com o Avaí na última quarta-feira e perdeu em casa para o Corinthians na semana passada), quer conquistar a primeira vitória dentro de casa para se distanciar da zona da degola da competição.
Para o confronto contra o Botafogo, o tricolor deve ter a volta do meia Carlos Alberto, que se recuperou de uma lesão na coxa. Já o lateral esquerdo Ávine segue se recuperando de uma lesão no joelho e de uma amigdalite e não sabe se estará em campo no domingo.
Outra grande baixa que a equipe baiana terá é a de Jóbson, que tem três gols no campeonato. Emprestado ao clube pelo próprio Botafogo, o atacante só poderá ser escalado pelo técnico René Simões caso o tricolor pague uma multa de um milhão de reais, que consta em uma cláusula em seu contrato.
Com a ausência do artilheiro da equipe,René Simões poderá escalar Gabriel, que atuou na partida contra o Corinthians quando Jóbson estava suspenso, ou Lulinha, que já possui dois gol neste Brasileiro.
Se o Bahia terá vários problemas para pegar o Botafogo, pelo menos o time terá um bom motivo para comemorar. O volante Marcone fará o jogo de número 200 com a camisa tricolor. Bastante empolgado com o feito, o atleta já projeta um gol para comemorar a façanha.
"Tenho treinado bastante e com certeza, vai sair um gol de falta", apostou.
BAHIA X BOTAFOGO
BAHIA: Marcelo Lomba; Jancarlos, Paulo Miranda, Titi e Dodô; Marcone, Fahel, Diones e Carlos Alberto; Junior e Lulinha
Técnico: René Simões
BOTAFOGO: Renan; Alessandro, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Lucas Zen, Somália, Lucas, Maicosuel e Elkeson; Herrera
Técnico: Caio Junior
Local: Estádio de Pituaçu, em Salvador (BA)
Data: 10 de julho de 2011 (Domingo)
Horário: 16 horas(de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Erich Bandeira (PE) e Júlio César Rodrigues Santos (RS)
Botafogo pega o Bahia lutando para voltar ao G-4
postado em 10/07/2011 09:50
Gazeta Press