Mais uma edição de Champions League está chegando ao fim. No sábado (10), a partir das 16h (horário de Brasília), Manchester City e Inter de Milão entram em campo em busca do troféu do maior torneio de clubes do mundo.
O evento, além de ser gigante no âmbito esportivo, também é um grande sucesso de marca, relevância e audiência fora do esporte. A cerimônia de encerramento desta final vai contar com apresentação da brasileira Anitta e do nigeriano Burna Boy.
Se você vai assistir à final e está em dúvida para qual equipe torcer, o Superesportes te dá cinco motivos para apoiar a Inter de Milão na decisão da Champions League.
Derrotar o adversário rico
Em questão financeira, o Manchester City pode ser considerado o 'vilão' da final. A equipe, que tem menos tradição futebolística que a Inter de Milão, é bem mais rica e conta com um elenco caro e recheado de craques, como De Bruyne e Haaland, além do badalado técnico Pep Guardiola. O clube italiano, nesse sentido, é bem mais modesto.
Torcer pela zebra
Se você é do tipo que torce para o 'azarão' da disputa, a Inter de Milão deve ser a sua escolha. O time chegou como uma zebra na final, já que não era candidato a ir tão longe assim quando o torneio começou. Aos poucos, a equipe foi avançando e agora está a um passo do sonhado título.
%uD83C%uDFC3%uD83C%uDFFB #ManCityInter %uD83C%uDFC3%uD83C%uDFFB#ForzaInter #UCL #UCLFinal pic.twitter.com/WOCjykqznZ
%u2014 Inter (@Inter_br) June 6, 2023
Diferentemente do City, que passou com sobras na primeira fase, goleadas no mata-mata e ainda está invicto, a Inter teve algumas dificuldades. O time de Milão foi segundo colocado no grupo C, oito pontos atrás do líder Bayern de Munique, e teve três vitórias, um empate e duas derrotas na fase de grupos. No mata-mata, conseguiu eliminar Porto, Benfica e Milan.
Futebol italiano de volta ao topo
O futebol da Itália já foi considerado o melhor da Europa. Era o destino de grandes craques brasileiros, como Zico, Falcão, Kaká, Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho. Nos últimos tempos, porém, houve um esvaziamento, e a Premier League, que o Manchester City disputa, assumiu o papel de protagonismo em solo europeu.
Um time italiano não conquista a Champions League desde 2009/10, quando a própria Inter de Milão foi campeã sobre o Bayern de Munique. Depois disso, a Juventus chegou a duas finais, em 2014/15 e 2016/17, mas ficou com o vice em ambas. Um título da Inter neste fim de semana ajudaria o futebol local a estar novamente no centro das atenções.
Último título da Inter de Milão na Champions consagrou brasileiros
A última vez que a Inter de Milão ergueu a orelhuda, citada no tópico anterior, teve brasileiros como destaques. O sistema defensivo do time, comandado pelo português José Mourinho, tinha o goleiro Júlio César, o zagueiro Lúcio e o lateral-direito Maicon. Todos eram referências e titulares da seleção brasileira que disputou a Copa do Mundo da África do Sul daquele ano.
Inter de Milão tem jogadores carismáticos
O elenco atual da Inter de Milão conta com alguns jogadores carismáticos. O ataque Lu-La, formado pelo belga Lukaku e o argentino Lautaro Martínez é o que costuma fazer mais sucesso entre os torcedores. Esse não é um critério relevante para quem quer analisar futebolisticamente, mas pode ser útil para quem pretende apenas se divertir assistindo à final.