Em clima de despedida, o Real Madrid empatou com o Athletic Bilbao por 1 a 1, na tarde deste domingo (4), no Santiago Bernabéu, em jogo válido pela última rodada do Campeonato Espanhol. Os visitantes abriram o placar no início do segundo tempo com Sancet. Benzema, de pênalti, empatou para os donos da casa.
%u2014 Real Madrid C.F. (@realmadrid) June 4, 2023
Saiba mais
A partida deste domingo marcou uma série de despedidas no time de Madrid. A principal delas, claro, Karim Benzema. O atacante francês, que vai partir para o futebol da Arábia Saudita, chegou aos 354 gols, e deixa o time como o segundo maior goleador da história do clube. Benzema também é o jogador que mais conquistou títulos pelo Real Madrid, com 25 troféus.
Além do camisa 9, essa também foi a última partida de Marco Asensio com a camisa branca. Asensio entrou no jogo e foi muito aplaudido pela torcida. Outro que também se despede é o belga Eden Hazard. Machucado, ele apenas ficou no banco. Assim como Mariano Díaz, que também não entrou em campo. O empate garantiu a segunda colocação do Real Madrid no Campeonato Espanhol, com 78 pontos.
FICHA TÉCNICA
REAL MADRID 1 x 1 ATHLETIC BILBAO
Data do jogo: 4 de junho de 2023, domingo
Horário: 13h30 (de Brasília)
Duração: 95 minutos (45 +50)
Local: Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid, na Espanha
Público: 60.781
Competição: Campeonato Espanhol
Árbitro: Isidro Díaz de Mera (Espanha)
Assistentes: Rubén Gómez e Diego Aguado (Ambos da Espanha) (Ambos da Inglaterra)
VAR: Alejandro Muñiz Ruiz (Espanha)
Cartões amarelos: Ceballos e Carvajal (Real Madrid); Sancet e Yuri Berchiche (Athletico Bilbao)
Gols: Sancet, aos 4/2ºT (1-0); Benzema, aos 26/2ºT (1-1)
Real Madrid: Courtois; Carvajal, Militão, Rüdiger e Nacho; Ceballos (Asensio, aos 12/2ºT (Lucas Vázquez, aos 45/2ºT)), Camavinga (Tchouaméni, aos 12/2ºT) e Kroos; Rodrigo, Vini Jr. e Benzema (Modrid, aos 28/2ºT). Técnico: Carlo Ancelotti.
Athletic Bilbao: Unai Simón; De Marcos, Vivian, Paredes e Yuri Berchiche; Ander Herrera (Zarraga, aos 18/2ºT), Vesga (Unai Vencedor, aos 22/2ºT), Inaki Williams, Sancet (Raúl García, aos 31/2ºT) e Nico Williams (Berenguer, aos 18/2ºT); Guruzeta (Muniain, aos 31/2ºT). Técnico: Ernesto Valverde.
Real Madrid x Athletic Bilbao: gols e lances importantes
No Real Madrid o clima era de festa e despedida. Durante a semana, o time merengue anunciou a saída de alguns jogadores, incluindo o atacante Karim Benzema. Mas ele não foi o único: Eden Hazard, Mariano Días e Marco Asensio também se despediram do time de Madrid.
Mas parece que ninguém avisou ao Athletic Bilbao que o dia era de festa. E se não fosse o goleiro Courtois, o placar teria mudado logo no início do jogo. Depois da cobrança do escanteio, a bola bateu na mão de Toni Kroos dentro da área, após cabeceio de Iñaki Williams e o árbitro Isidro Díaz não teve dúvida para marcar o pênalti. Vesga foi para a cobrança, mas não conseguiu passar do paredão belga do Real Madrid, que fez a defesa.
O Real respondeu com Vini Jr. duas vezes. Na primeira o brasileiro arrancou pela esquerda e o viu o passe que chegaria em Benzema cortado pela zaga. Na segunda oportunidade, o brasileiro decidiu arriscar da entrada da área e obrigou o goleiro Unai Simón a se esticar para evitar o que seria o primeiro gol merengue no jogo.
O Bilbao assustou com o lateral Yuri Berchiche, que decidiu soltar a bomba de fora da área, mas Courtois apareceu novamente e mandou para escanteio. Depois, foi a vez de Iñaki Williams testar o belga, que mais uma vez defendeu o chute.
Antes do fim do primeiro tempo, Rodrigo teve duas grandes oportunidades de abrir o placar. Na primeira, o brasileiro fez grande jogada e passou por dois marcadores adversários e só não fez porque teve o chute travado no último minuto. Na segunda, Rodrygo recebeu um bom passe no meio dos defensores e saiu de cara com o goleiro, mas acabou perdendo o tempo da finalização quando tentou driblar.
A última comemoração na despedida: 354 vezes Benzema
Assim como no primeiro tempo, o segundo começou com os visitantes buscando o resultado. Mas dessa vez deu certo. Logo aos 4 minutos o meia merengue Dani Ceballos errou feio na saída de bola e a bola sobrou para o meia Sancet. O camisa 8 entrou na área e precisou finalizar duas vezes para vencer Courtois e fazer 1 a 0.
E o segundo gol do Athletic Bilbao só não saiu porque Courtois apareceu mais uma vez. Aos 11, Iñaki Williams apareceu livre na área e bateu forte, para mais uma defesaça do goleiro do Real Madrid.
O Real Madrid tentou responder com Vini Jr, que caiu dentro da área. Mas foi de pênalti que o time do técnico Ancelotti chegou ao gol. Militão subiu para disputar a bola na grande área e o lateral esquerdo do Bilbao abriu demais o braço, atingindo o rosto do brasileiro. Bem posicionado, o árbitro apontou para a marca do pênalti.
Antes mesmo da cobrança, todo o Santiago Bernabéu se pôs de pé quando Benzema pegou a bola e posicionou na marca da cal. Em seu último jogo pelo time, o último toque na bola do ídolo francês como jogador do Real Madrid foi para para empatar a partida e fazer o gol número 354 com a camisa do time de Madrid.
Logo após o gol o técnico Carlo Ancelotti tirou o jogador de campo para que ele pudesse ser aplaudido de pé por todos os presentes. E Vini Jr poderia ter feito o segundo do Real Madrid, quando recebeu bom passe. O brasileiro driblou o goleiro e mandou para as redes, mas o assistente apontou o impedimento.
Brasileiros prestaram homenagens a Benzema
Os últimos minutos de Karim Benzema como jogador do Real Madrid foram especiais. Além de marcar o gol do empate contra Athletic Bilbao em seu último toque na bola como jogador do time merengue, o jogador recebeu uma série de homenagens do clube e dos companheiros.
Os brasileiros do elenco do Real Madrid, Vini Jr, Rodrygo e Eder Militão, publicaram em suas redes sociais homenagens ao francês, que se despede depois de 14 anos.
- Quando o menino de São Gonçalo, muito tímido, chegou a Madrid em 2018, fostes vós os primeiros a receber-me. Nunca esquecerei. Eu cresci com você. Ganhamos a Espanha, a Europa e o mundo juntos. E pude aplaudir sua bola de ouro com muito orgulho - disse Vini Jr., em publicação.
Benzvini, Vinzema... Lo que sea. El resultado siempre ha sido el mismo: goles, risas, títulos y, sobre todo, aprendizaje.
Cuando el chico de São Gonçalo, demasiado tímido, llegó a Madrid en 2018, fuiste lo primero en recibirme. Nunca olvidaré.
Logo após marcar o gol que empatou a partida no segundo tempo, Carlo Ancelotti substituiu Benzema, que foi aplaudido de pé por todos os presentes no estádio. Nas 14 temporadas que defendeu as cores do Real Madrid, ninguém venceu mais títulos do que Benzema no clube. Ao todo, foram 25 conquistas. O jogador ainda deixa o clube como o segundo maior artilheiro da história do time, com 355 gols marcados.
Veja outras homenagens:
KB9!!! Muchas gracias por todos los momentos que pudimos vivir juntos! Gracias por cada lección, cada gol, asistencia, títulos que ganamos juntos y hasta por el privilegio de ser parte de tu Balón de Oro. Escribir esto parece un sueño lejano para el Rodrygo de 10 años atrás, que%u2026 pic.twitter.com/yS68S4w3BG