Antes de entrar em campo pelo Manchester United na Copa da Inglaterra contra o Manchester City, o volante brasileiro Casemiro falou sobre os frequentes casos de racismo que Vinicius Jr, seu companheiro de seleção, vem sofrendo na Espanha.
Nome de peso na história do Real, ele disse que não se surpreenderia se o camisa 20 decidisse deixar o futebol espanhol.
- Incomoda a gente ainda ter gente assim. Não é a primeira vez que o Vinícius reclama, ele reclama muito. Acho que a La Liga tem que tomar medidas, porque não pode perder um jogador assim. Fico feliz que ele esteja no Real Madrid. Mas não me surpreenderia se ele quisesse sair, se quisesse se dedicar a outras coisas - disse, à 'TNT Sports'.
Vini sofreu diversos episódios de racismo durante a temporada do Campeonato Espanhol. O último, e mais emblemático, aconteceu contra o Valencia, no último dia 21 de maio, quando o estádio gritou "mono", macaco, em espanhol, para o jogador.
A data marcou o inicio de uma onda mais forte de cobranças sobre a organização do Campeonato Espanhol e de autoridades diante do ocorrido. Na última semana, Vini foi convocado para depor sobre o caso após denúncia feita pelo Real Madrid.
O caso é investigado como crime de ódio já que a Espanha não possui legislação que tipifique o crime de racismo.