2

Técnico do Valencia condena racismo, mas diz que Vini Jr. deve desculpas

'Também devemos pedir respeito aos nossos torcedores, certo?', questionou o treinador Rúben Baraja, após partida na qual Vini sofreu racismo

22/05/2023 13:52 / atualizado em 22/05/2023 14:01
compartilhe
Vinícius Júnior sofreu insultos racistas na partida contra o Valencia, neste domingo (21)
foto: Twitter/Real Madrid

Vinícius Júnior sofreu insultos racistas na partida contra o Valencia, neste domingo (21)


Após a partida entre Valencia e Real Madrid, neste domingo (21), na qual Vinícius Júnior sofreu ofensas racistas da torcida adversária, o técnico do time da casa, Rúben Baraja, condenou a atitude dos torcedores. No entanto, ele acredita que o atacante deveria pedir desculpas também.

Na partida válida pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol, por volta dos 26 minutos, a torcida engrossou um coro racista, chamando o brasileiro de “macaco”. Vini se irritou com as ofensas e até tentou mostrar ao árbitro, De Burgos Bengoetxea, quais torcedores estavam o insultando, mas o jogo não foi paralizado.

“Tudo que eu posso dizer é que nós, Valencia, condenamos, eu, principalmente, absolutamente qualquer insulto racista”, afirmou Baraja, em coletiva depois do jogo.

No fim do jogo, após uma confusão entre Musah e Rudiger, Vinicius reclamou e o goleiro Mamardashvili foi para cima dele, que atingiu Hugo Duro com uma cotovelada. O juiz revisou o lance no Var e expulsou apenas o brasileiro. Vini saiu de campo batendo palmas em tom de ironia e fazendo o gesto de "dois" com os dedos, o que seria uma referência ao risco de o adversário cair para a segunda divisão. 

Após se posicionar contra o racismo, o técnico Baraja também criticou a atitude de Vini, dizendo que ele deveria se desculpar pela cotovelada em Hugo Duro.

— No final das contas, acho que, para fazer uma avaliação, você sempre precisa fazer um pouco mais de cabeça fria, não por causa do calor que você pode sentir depois de um jogo. Bem, é o que eu disse que me dá a sensação de que, se por um lado pedimos respeito aos jogadores do Real Madrid, também devemos pedir respeito aos nossos torcedores, certo? Porque quando você faz gestos ou de alguma forma faz com que essa situação ocorra, você também está incitando o problema a não ser resolvido, certo? - afirmou o técnico do Valencia.

— Mas estou convencido de que Vinícius é um grande jogador e pedirá perdão porque acho que acho que sua maneira de agir não foi apropriada ao que eu acho que deveria ser o comportamento de um jogador em campo e também estamos pedindo perdão se, em algum momento, ele tiver sido ofendido - conclui o treinador.

Veja o vídeo com a declaração do comandante do Valencia:

[dugoutvideo id="eyJrZXkiOiJrVnBoNjBwbCIsInAiOiJlc3RhZG8tZGUtbWluYXMiLCJwbCI6IiJ9" partner="estado-de-minas"]

Técnico ameniza racismo sofrido por Vini Jr. nas redes


Baraja já havia sido criticado por sua postagem no Instagram após a partida, na qual amenizou o ato racista ocorrido em campo e destacou a vitória do time como um evento de maior importância. “Nada deve manchar ou nos distrair da nossa felicidade e da importância da merecida vitória”, diz a publicação.

Nos comentários, brasileiros e torcedores do Real Madrid publicaram gifs de Vinícius Júnior dançando em campo - sua tradicional comemoração após fazer gols -  e desaprovando a postagem.

“Vinícius Júnior é maior que você e o seu time”, disse um dos internautas. “Boa escala de valores. O racismo não importa então. O que importa é ganhar jogos”, comentou outro.



Compartilhe