A seleção brasileira até reagiu e chegou perto de um bom resultado na estreia do Mundial Sub-20, mas não conseguiu evitar a derrota por 3 a 2 para a Itália, na noite deste domingo (21), no Estádio Malvinas Argentinas. Os italianos Casadei, duas vezes, e Prati marcaram, e Marcos Leonardo fez os dois gols dos brasileiros.
No outro jogo do Grupo D, a Nigéria venceu a República Dominicana por 2 a 1. O Brasil precisará vencer na próxima rodada para ficar próximo dos líderes e chegar à última rodada da chave com boas chances de classificação.
FICHA TÉCNICA
ITÁLIA 3 X 2 BRASIL
Data do jogo: 21 de maio de 2023, domingo
Horário: 18h (de Brasília)
Competição: Mundial Sub-20
Duração: 99 minutos (48 + 51)
Local: Estádio Malvinas Argentinas
Árbitro: Marco Antonio Ortíz
Assistentes: Enrique Bustos e Jorge Sanchez
Gols: Prati (Itália), aos 10/1ºT, Casadei (Itália), aos 27/1ºT e aos 29/1ºT, e Marcos Leonardo (Brasil), aos 26/2ºT e aos 41/2ºT
Cartões amarelos: Zanotti (Itália), aos 20/2ºT, e Ghilardi (Itália), aos 36/2ºT; Andrey Santos (Brasil), aos 19/1ºT, e Matheus Nascimento (Brasil), aos 27/2ºT
Itália: Desplanches, Zanotti, Ghilardi, Guarino (Fontanarosa, aos 25/2ºT) e Turicchia; Prati, Casadei, Baldanzi (Giovane, aos 47/2ºT) e Faticanti; Esposito (Lipani, aos 29/2ºT) e Pafundi (Montevago, aos 29/2ºT). Técnico: Carmine Nunziata.
Brasil: Mycael, Arthur, Jean, Robert Renan e Kaiki Bruno (André, aos 39/2ºT); Andrey Santos, Marlon Gomes (Kevin), Giovani (Savio, no intervalo) e Guilherme Biro (Matheus Nascimento); Matheus Martins (Marquinhos, no intervalo) e Marcos Leonardo. Técnico: Ramon Menezes.
Brasil x Itália: gols e lances importantes
A vantagem da Itália começou cedo, aos dez minutos, quando Casadei recebeu na área, desviou de cabeça e Prati empurrou para o gol.
O segundo veio aos 27, após Pafundi cobrar escanteio e Mycael falhar. O goleiro brasileiro cortou muito mal e a bola sobrou para Casadei, que ampliou.
Dois minutos depois, Casadei recebeu passe na área e teve a camisa puxada por Arthur. Pênalti para a Itália, que o próprio Casadei cobrou com categoria, deslocando o goleiro e abrindo 3 a 0 de vantagem.
Os italianos voltaram a levar perigo aos 42, quando Pafundi chutou firme e Mycael espalmou.
O Brasil diminuiu aos 26 do segundo tempo. Após bate e rebate na área, Marquinhos chutou fraco e Marcos Leonardo completou de esquerda para marcar.
Marcos Leonardo foi à rede de novo aos 41: o atacante do Santos recebeu cruzamento na área, e, sem se mexer, cabeceou no canto para vencer Desplanches.
Apoio argentino e gritos de ‘olé!’
A torcida presente em Mendoza, em maioria argentina, demonstrou apoio à seleção italiana e comemorou os gols contra o Brasil. E teve até provocação: a cada lance de efeito da Azzurra, os torcedores gritavam “Olé!”. Ao fim da partida, os gritos eram “Argentina! Argentina!”.
Brasil reage no fim
Após um primeiro tempo repleto de falhas, o Brasil voltou melhor na etapa final e diminuiu com Marcos Leonardo, a 20 minutos do fim. A atitude da seleção, mais impetuosa, indicava uma reação, que resultou no segundo gol do atacante santista. Mas não deu tempo para empatar, apesar de alguns bons avanços.
Próximos jogos do Brasil
Brasil x República Dominicana, Mundial Sub-20, no Estádio Malvinas Argentinas - 24 de maio (quarta-feira), às 18h
Brasil x Nigéria, Mundial Sub-20, no Estádio Malvinas Argentinas - 27 de maio (sábado)
Próximos jogos da Itália
Itália x Nigéria, Mundial Sub-20, no Estádio Malvinas Argentinas - 24 de maio (quarta-feira), às 15h
República Dominicana x Itália, Mundial Sub-20, no Estádio Malvinas Argentinas - 27 de maio (sábado)