A temporada do Manchester City tem tudo para ser ainda mais histórica. Depois de confirmar o tricampeonato Inglês do sofá, e vencer o Chelsea por 1 a 0 no jogo da entrega da taça, o time volta suas atenções para as próximas finais da temporada, que podem elevá-lo a um patamar histórico caso conquiste a Tríplice Coroa.
A primeira decisão será a Copa da Inglaterra, em 3 de junho, contra o Manchester United. Para além da rivalidade, são muitas as coincidências que ligam os times de Manchester nessa temporada. A única equipe inglesa que conseguiu uma tríplice coroa foi justamente o avassalador United do treinador Alex Ferguson, na temporada 1998/1999, que tinha nomes como Ryan Giggs e David Beckham no elenco.
A caminhada também não foi nada fácil: na Premier League, os Red Devils disputaram ponto a ponto com o Arsenal de Bergkamp e Anelka. Na Copa da Inglaterra, venceram o Newcastle na final, e na Champions, longas batalhas até bater o Bayern de Munique de Oliver Kahn na final.
De volta a 2023, o United não está em grande fase, é verdade. Com bem menos estrelas que há 25 anos, o time de Old Trafford teve dificuldades para vencer o Brighton nos pênaltis e ir às finais. Já o City, para variar, não sofreu: com um show de Mahrez, a equipe de Guardiola fez 3 a 0 no Sheffield United.
Uma eventual conquista da taça seria o desfecho ideal para um enredo já vitorioso. A eventual conquista, no entanto, não dará ao elenco muito tempo para comemoração. No dia 10 de junho, em Istambul, na Turquia, o City encontra a Inter de Milhão para a final da Champions League.
A torneio está 'entalado' na garganta de Guardiola. Desde que chegou ao City, em 2016, ele soma 12 títulos - entre eles, uma tríplice coroa na Inglaterra em 2018/2019, com Premier League, Copa da Inglaterra e Copa da Liga Inglesa -, mas a conquista do continente ainda é um sonho.
Na temporada de estreia do técnico, o City caiu para o Mônaco nas oitavas de final. Em 2017/2018, 2018/2019 e 2019/2020 foi eliminado nas quartas de final para Liverpool, Tottenham Lyon, respectivamente.
Em 2020/2021, o City derrotou o PSG nas semifinais, mas foi derrotado pelo Chelsea na decisão. Em 2021/2022, parou também as nas semifinais, dessa vez para o Real Madrid, em uma virada histórica.
O time que até então parece imbatível passará pelo teste final nas próximas semanas. Tratado como obsessão, o troféu poderá, enfim, ficar no lado azul de Manchester.