2

Firmino recebe homenagens, faz gol e chora em despedida do Liverpool

De saída do Liverpool após oito anos, o brasileiro entrou no segundo tempo e marcou o gol de empate do time inglês em seu último jogo em Anfield.

20/05/2023 13:25 / atualizado em 20/05/2023 14:03
compartilhe
Abraçado, Firmino chora em jogo de despedido no Anfield
foto: Divulgação / LFC

Abraçado, Firmino chora em jogo de despedido no Anfield

O dia 20 de maio de 2023, definitivamente, ficará marcado na vida e na carreira de Roberto Firmino. Após o Liverpool confirmar, na última quarta-feira (17), a saída do atacante no fim da atual temporada, o empate em 1 a 1 contra o Aston Villa, em Anfield, neste sábado (20), válido pela 37º rodada da Premier League, ficará marcada como a última partida oficial do brasileiro atuando pelo Liverpool, no lendário estádio. E de uma forma que, talvez, ele nunca esqueça: o brasileiro marcou o gol de empate do aos 44 do segundo tempo e mantém o Liverpool vivo na luta por uma vaga na Champions League.

O atacante, que começou o jogo no banco de reservas, entrou em campo por volta dos 26 minutos do segundo tempo. Quando entrou, o time perdia por 1 a 0. Muitos pensariam que o gol do Aston Villa, marcado pelo jovem Jacob Ramsey ainda no primeiro tempo, atrapalharia a festa do brasileiro. Mas aí é que você se engana.
 
 
 
Iluminado, Firmino marcou, aos 44 do segundo tempo, aquele que pode ter sido seu último gol em Anfield, e ainda de quebra manteve vivas, ainda que poucas, as esperanças do time de Liverpool na briga por uma vaga na Champions League. A assistência não poderia ser de outra pessoa: Mohamed Salah, seu parceiro histórico no time inglês.
 
O gol não foi capaz de evitar a derrota, mas, certamente, fez com que a despedida do brasileiro fosse um tanto mais especial do que já seria. Após o jogo, o brasileiro não contevem as lágrimas enquanto era ovacionado pelos mais de 50 mil torcedores presentes no estádio, que cantaram a música “Si Señor”, escrita em sua homenagem que diz "há algo que o Kop (setor tradicional da arquibancada de Anfield) quer que você saiba: o melhor do mundo, o nome dele é Bobby Firmino. Nosso número 9. Dê a ele a bola e ele marcará toda vez. Sim, senhor, dê a bola para Bobby e ele marcará".
 
 

Homenagem histórica fora do estádio: o rosto do brasileiro pelas ruas de Liverpool


Antes do jogo contra o Aston Villa, Firmino recebeu de presente uma pintura com seu rosto em um dos muros da cidade de Liverpool. A imagem fica localizada na Rockfield Road, bem próximo do estádio de Anfield, cerca de 500 metros. Os torcedores se aglomeraram ao redor da imagem e passaram bons minutos comemorando os feitos do brasileiro antes da bola rolar.
 
 
Durante os últimos dias, o brasileiro tem recebido uma série de homenagens do clube de Liverpool e da sua torcida. Após o triunfo contra o Leicester, por 3 a 0, fora de casa, no último dia 15 de maio, os torcedores cantaram a música "Si Señor". Firmino não chegou a jogar contra o Leicester, sequer foi relacionado, mas  fez questão de agradecer a homenagem da torcida e foi abraçado pelos companheitos, ainda dentro de campo.

- Eu fiquei surpreso porque o jogo era fora de casa. Os torcedores sabiam que eu não estava nem no banco. Fiquei muito emocionado e feliz, ao mesmo tempo. Adorei e quero agradecer a todos eles pelo apoio, amor e carinho que demonstraram comigo - disse Firmino.
 


Emoção antes do jogo contra o Aston Villa


Em entrevista ao jornal britânico "The Guardian", antes do jogo, Firmino se mostrou bastante emocionado ao se despedir do time onde passou as últimas oito temporadas. "Estou tentando focar no jogo. Mas depois eu vou chorar, com certeza", disse o atacante de 31 anos.

Firmino, que não vinha sendo utilizado pelo técnico alemão do time, Jurgen Klopp, começou o jogo deste sábado (20) no banco de reservas e marcou o gol do empate em 1 a 1, contra o Aston Villa. Antes disso, a última vez que o brasileiro havia entrado em campo foi na goleada por 6 a 1 contra o Leeds United, no dia 17 de abril. O último gol foi contra o Arsenal, dia 9 de abril.
 

 
- Vou sentir saudade de tudo. Meus companheiros, o clube, os torcedores em especial. Eles me apoiaram muito durante esses oito anos. Tenho muito orgulho de tudo que conquistamos juntos, por tudo que o clube fez por mim e por minha família. Eu estou feliz - disse o brasileiro, emocionado.

Os números de Firmino pelo Liverpool

 
O brasileiro é, sem dúvidas, um dos grandes ídolos recentes da história do Liverpool. Com 361 jogos disputados e 110 gols marcados, incluíndo o de hoje, Firmino já é o brasileiro que mais atuou com a camisa do clube inglês, e o 13º maior artilheiro histórico do time. Além disso, é o brasileiro com mais gols na história da Premier League, com 81. Esses números certamente garantem o brasileiro na prateleira de ídolos do Liverpool e um espaço no coração dos torcedores. Os ingleses chegaram a oferecer uma proposta de renovação de contrato, mas o brasileiro garantiu que o ciclo está no fim.
 

- Infelizmente é a hora. O clico aqui está no fim e eu entendi que é hora de partir. Estou muito orgulhoso por tudo que fiz nesse time, o que conquistamos juntos e a linda história que fizemos. Talvez um dia eu volte, não sei, mas é hora de ir - disse Firmino. 
 

Porque Firmino perdeu espaço?


O contrato do jogador de 31 anos se encerra no próximo dia 30 de junho, ao fim desta temporada. Em março deste ano, o jornal "Sky Sports" informou que o brasileiro recusou a proposta de renovação do Liverpool.

O brasileiro perdeu espaço no time de Jurgen Klopp após a chegada do português Diogo Jota, contratado por 41 milhões de libras, em setembro de 2020. Além do português, a chegada do Uruguaio, Darwin Nuñez, comprado por 75 milhões de euros.

Para completar, o time inglês acertou a contratação da jovem promessa holandesa, o atacante Cody Gakpo, titular no jogo deste sábado (20), contra o Aston Villa, por cerca de 315 milhões de reais, em dezembro de 2022. Contratações essas que podem ser consideradas como um claro movimento da diretoria do time para uma renovação do seu setor ofensivo.

Além das contratações, as recentes lesões do brasileiro fizeram a diretoria do Liverpool ligar uma espécie de alerta amarelo sobre a condição física do jogador para o futuro. Somente na última temporada, foram três lesões.


Compartilhe