O Barcelona mal faturou o 27º título do Campeonato Espanhol e já está de olho no 28º. E nada disso tem a ver com a próxima temporada: segundo o jornal Mundo Deportivo, o clube estuda solicitar à federação espanhola (RFEF) o reconhecimento da uma conquista de 86 anos atrás.
Trata-se da Liga Mediterrânea, disputada em 1937 entre oito equipes, como Espanyol, Girona, Valencia, Levante, entre outras. A competição possuía formato de pontos corridos, simular ao de La Liga atualmente. Naquela ocasião, o Barça venceu sete e empatou seis de 14 jogos para se sagrar campeão.
Àquela época, devido à Guerra Civil Espanhola, que durou de 1936 a 1939, as temporadas de 1936-37 e 1937-38 não tiveram competições organizadas pela federação. Os clubes disputaram competições com outros nomes, por conta própria.
O Barcelona já havia reivindicado em 2009 o reconhecimento deste título, que lhe foi negado por não ser organizado pela RFEF.
Apesar da negativa, o clube fará o pedido outra vez, após a federação reconhecer, em 25 de março passado, um título do Levante: a Copa da Espanha Livre, também em 1937, em circunstâncias parecidas com a da Copa do Rei.
Assim, o Barcelona pretende elaborar um relatório extenso com informações históricas sobre a competição, e deve apresentá-lo nas próximas semanas. Se reconhecido, o campeonato levará o clube a 28 conquistas do Espanhol.