O Manchester City venceu o West Ham por 3 a 0 nesta quarta-feira (3), no Etihad Stadium, em Manchester, na Inglaterra, pela 28ª rodada - que estava atrasada - da Premier League. Com a vitória, o City volta à liderança do campeonato, que havia sido provisoriamente perdida para o Arsenal na terça (2), quando os Gunners venceram o Chelsea.
O City não fez uma partida brilhante, mas contou com a efetividade dos seus jogadores para vencer. Com gols de Aké, Haaland e Phil Folden, o time de Guardiola chega a 79 pontos, um a mais que o Arsenal, e ainda têm mais uma partida atrasada para realizar contra o Brighton, fora de casa, em 24 de maio.
FICHA TÉCNICA
MANCHESTER CITY 3 X 0 WEST HAM
Data do jogo: 3 de maio, quarta-feira
Horário: 16h (de Brasília)
Duração: 97 minutos (48 + 49)
Local: Etihad Stadium, em Manchester, na Inglaterra
Público: 53.305
Competição: Premier League (28ª rodada - jogo atrasado)
Árbitro: John Brooks (Inglaterra)
Assistentes: Matthew Wilkes e Nick Greenhalgh (ambos da Inglaterra)
VAR: Michael Salisbury (Inglaterra)
Cartões amarelos: Downes (West Ham)
Gols: Aké, aos 5/2ºT, Haaland, aos 25/2ºT e Phil Foden, aos 40/2ºT.
Manchester City: Ortega Moreno; Walker, Stones, Dias e Aké (Akanji, aos 34/2ºT); Rodri (Philips, aos 46/2ºT), Bernardo Silva, Mahrez e Álvarez (Phil Foden, aos 34/2ºT); Grealish e Haaland.
West Ham: Fabianski; Coufal (Ben Johnson, aos 17/2ºT), Kehrer, Ogbonna, Cresswell e Emerson; Downes, Paquetá, Fornals e Bowen (Saïd Benrahma); Antonio (Ings, aos 22/2ºT).
Manchester City x West Ham: gols e lances importantes
O Manchester City dominou a primeira etapa desde o início, mas a bola sempre ia para fora ou parava no goleiro adversário. Julian Alvarez tabelou com Haaland no segundo minuto de jogo e chutou para o gol, mas Fabianski defendeu. Aos 24 minutos, Grealish lançou a bola para Haaland na área, mas o camisa 9 cabeceou para fora.
O mais próximo que o West Ham chegou do gol no primeiro tempo foi aos 29 minutos, quando Jarrod Bowen chegou no fim do campo do lado esquerdo do gol e chutou, obrigando Ortega a fazer uma defesa de handebol.
Aos 30 minutos, Grealish recebeu o passe de Stones e finalizou no canto direito do gol, mas Fabianski defendeu mais uma vez. Aos 32 minutos Rodri chutou, após troca de passes com Haaland, mas a bola bateu na trave.
A equipe de Manchester abriu o placar apenas no segundo tempo. Aos cinco minutos, Mahrez bateu uma falta direto para a área e Aké, livre, cabeceou para o fundo das redes. Aos 25 minutos, Haaland deixou o dele. O atacante recebeu um passe de Grealish e marcou um golaço de cobertura.
Phil Foden fechou o placar com um golaço de fora da área. O camisa 47 aproveitou a sobra, chutou forte e a bola entrou após desviar em Emerson.
Haaland quebra recorde
Com a vitória do City nesta quarta, Erling Haaland se tornou o maior artilheiro em uma temporada da Premier League. O atacante de apenas 22 anos marcou seu 35º gol em 30 partidas, ultrapassando Andy Cole e Alan Shearer, que fizeram 34 gols cada um nas temporadas 1993/94 e 1994/95, pelo Newscastle e pelo Blackburn, respectivamente.
E o norueguês ainda pode ampliar a marca, pois o Manchester City tem as últimas quatro rodadas do campeonato pela frente, além da partida contra o Brigthton, que foi adiada.
A guard of honour for @ErlingHaaland! %uD83D%uDC51
%u2014 Manchester City (@ManCity) May 3, 2023
%uD83D%uDD35 3-0 %u2692%uFE0F #ManCity pic.twitter.com/VUEJ8LzXCH
Próximos jogos do Manchester City
Manchester City x Leeds, Premier League, em Manchester - 6 de maio (sábado), 11h.
Real Madrid x Manchester City, Champions League, em Madri - 9 de maio (terça-feira), 16h.
Próximos jogos do West Ham
West Ham x Manchester United, Premier League, em Londres - 7 de maio (domingo), 15h.
West Ham x Alkmaar Zaanstreek, Conference League, em Londres - 11 de maio (quinta-feira), 16h.