Campeão da Copa Argentina de 2022, o Club Atlético Patronato vai disputar a Copa Libertadores pela primeira vez nesta temporada. Com 109 de história, o time de Paraná, cidade homônima do estado brasileiro, estreará na principal competição sul-americana como representante da Segunda Divisão do futebol argentino.
O Patronato chegou ao título da Copa Argentina com campanha história, superando os gigantes River Plate (quartas de final) e Boca Juniors (semifinal) no mata-mata. Na decisão, 'El Patrón' bateu o Talleres e garantiu vaga direta na fase de grupos da Libertadores 2023.
Na Primeira Divisão do Campeonato Argentino desde 2016, o Patronato acabou rebaixado à Série B no mesmo ano em que conquistou a copa nacional.
Um time fora da primeira divisão não é novidade na Copa Libertadores. O Patronato será o oitavo clube a disputar o torneio nessa situação.
Na lista, o Brasil tem quatro representantes: Criciúma (1992), Santo André (2005), Paulista de Jundiaí (2006) e Palmeiras (2013). Todos chegaram à Libertadores credenciados pelo título da Copa do Brasil.
Jorge Wilstermann-BOL (2011), Santiago Wanderers-CHI (2018) e Tigre-ARG (2020) são as outras equipes que jogaram a Libertadores enquanto estavam na Segundona.