A International Football Association Board (Ifab) oficializou algumas mudanças nas regras do futebol nesta sexta-feira (24). Como proposto ao fim da Copa do Mundo de 2022, os goleiros não poderão mais provocar os jogadores adversários antes das cobranças de pênaltis. Além disso, os atletas não poderão atrasar as batidas e estão proibidos de tocar nas traves ou na rede de sua meta.
"O goleiro defensor deve permanecer na linha do gol, de frente para o cobrador, entre as traves, até que a bola seja chutada. O goleiro não deve se comportar de forma a distrair injustamente o cobrador. Por exemplo: atrasar a execução da cobrança ou tocar traves, travessão ou rede do gol", consta no informe.
As atualizações da regra 14 do regulamento começaram a ser discutidas durante o Mundial de seleções, após as atuações provocativas de Dibu Martínez, goleiro da Argentina, contra a Holanda e a França. Na ocasião, a Seleção Albiceleste venceu ambos os confrontos nos pênaltis, e contou com grande atuação do camisa 23, que tem fama por provocar seus rivais antes das cobranças.
A associação que regulamenta as regras do futebol mundial também determinou que o tempo da comemoração dos gols durante uma partida de futebol deverão ser acrescidos na final do jogo. A entidade classifica que as celebrações resultam em um tempo significativo de jogo que é perdido.
As novas regras passam a valer a partir de 1º de julho, quando se inicia a próxima temporada europeia (2023/24).
O que é Ifab?
Fundada em 1883, a Ifab é a associação que regulamenta as regras do futebol mundial. Todo ano há uma reunião com os representantes das associações e a Fifa para decidir possíveis mudanças no regulamento.