O Sporting Cristal reverteu a vantagem do Nacional do Paraguai e se classificou à terceira fase da Copa Libertadores com uma elástica vitória por 5 a 1, nesta terça-feira (28/2), no estádio Nacional do Peru, em Lima. Vice-campeão em 1997 - perdeu para o Cruzeiro na decisão -, o time peruano havia sido derrotado no duelo de ida, no Defensores del Chaco, em Assunção, por 2 a 0.
Depois de um primeiro tempo sem gols, o Cristal abriu o placar com Irven Ávila no minuto inicial da segunda etapa. A resposta do Nacional foi quase imediata, aos dois minutos, com Gustavo Caballero.
O Sporting voltou a ficar à frente no placar com outro gol de Irven Ávilla, aos 22. Sete minutos adiante, o zagueiro brasileiro Ignácio, ex-Bahia e Chapecoense, fez o terceiro.
O gol que colocou o Sporting Cristal na terceira fase foi de Carlos Lora, aos 44. Ainda deu tempo para Washington Corozo anotar o quinto, aos 50: 5 a 1.
Classificado, o Cristal aguarda o ganhador de Boston River (Uruguai) x Huracán (Argentina). As equipes disputam o jogo de volta nesta quarta-feira, às 19h (de Brasília), em Buenos Aires. Na ida, houve empate por 0 a 0, em Montevidéu.
Já o Nacional se despede na segunda fase da Libertadores, bastante aquém da excelente campanha de 2014, quando se classificou diretamente para a fase de grupos e disputou os mata-matas até a decisão, sendo derrotado pelo San Lorenzo, da Argentina.