O Benfica deu um passo importante na busca de uma vaga nas quartas de final da Liga dos Campeões ao derrotar o Club Brugge, da Bélgica, por 2 a 0, nesta quarta-feira. No Estádio Jan Breydel, os portugueses marcaram no segundo tempo com João Mário e David Neres.
As equipes voltam a se enfrentar no dia 7 de março, uma terça-feira, às 17h (de Brasília), no Estádio da Luz. O Benfica terá a vantagem de dois gol. Caso o Club Brugge vença com a mesma vantagem no jogo de volta, a partida irá para a prorrogação e, se necessário, para a disputa de pênaltis. Antes do segundo duelo, o Benfica terá três confrontos pelo Campeonato Português. O próximo deles será no sábado, contra o Boavista.
O Club Brugge terá que vencer com dois gols para não ser eliminado nos 90 minutos do jogo de volta. Quarta colocada no Campeonato Belga, a equipe volta a campo no domingo, para enfrentar o Cercle Brugge pela competição.
O jogo
Os primeiros 45 minutos da partida foram dominados pelo Benfica. A primeira grande chance aconteceu aos 26, quando Otamendi tocou de cabeça após um cruzamento e a bola chegou em António Silva. Livre de marcação, o jovem zagueiro cabeceou para o gol, mas mandou por cima do travessão. Pouco depois, aos 30, João Mário deu um belo lançamento que deixou Rafa nas costas da defesa. O camisa 27 bateu com força, mas acertou a trave.
O Club Brugge chegou a balançar as redes antes do final do primeiro tempo, mas teve o tento anulado. Aos 45, Odoi aproveitou um cruzamento para marcar de cabeça na segunda trave, porém o jogador estava em posição irregular.
A etapa complementar começou melhor para os visitantes. Com 9 minutos da volta do intervalo, o zagueiro Jack Hendry, do Club Brugge, não percebeu a aproximação de Gonçalo Ramos dentro da área e, ao tentar afastar o perigo, acabou acertando um chute no atacante. O pênalti foi assinalado e João Mário foi para a cobrança. O camisa 8 bateu no canto esquerdo e o goleiro chegou a encostar, mas a bola tocou no travessão e entrou.
O Benfica ampliou o placar na reta final. Aos 43, David Neres pressionou a defesa dos belgas e retomou a posse de bola. O brasileiro saiu na cara do gol e bateu cruzado no canto direito. Mesmo com a desvantagem no placar, o Club Brugge não conseguiu chegar ao gol com eficiência e o jogo terminou sem muitas chances para os donos da casa.