Considerado um dos maiores técnicos de todos os tempos, Pep Guardiola explicou nessa sexta-feira (30/12) por que prefere Lionel Messi a Pelé. O comandante do Manchester City afirmou que considera o argentino o melhor de todos os tempos por ter visto ele jogar "de muito perto".
Guardiola comandou Messi durante quatro temporadas no Barcelona - em todas, o camisa 10 foi eleito o melhor jogador do mundo. Nesse período, entre 2008 e 2012, ele conduziu o clube catalão a dois títulos da Ligas dos Campeões e do Campeonato Espanhol.
"Eu sempre vou dizer que Messi é o meu favorito porque eu o vi de muito perto. O que ele fez nos últimos 15, 17 anos anos é totalmente fora da curva. Marcar 40 gols toda temporada, vencer e tudo mais. Mas eu entendo as pessoas terem preferência por outro", disse Pep.
"Pelé poderia jogar em qualquer geração (do futebol). E, claro, para as pessoas que viram Pelé, para os brasileiros, eu imagino que ele tenha sido o melhor de todos. Eu entendo. Para os argentinos, (o melhor deve ter sido) Di Stefano, Maradona ou Messi. Todos têm seus favoritos, e isso é bom", destacou.
Guardiola ressaltou que a única certeza nessa discussão sobre o melhor jogador de todos os tempos é que todos os jogadores citados tiveram grande contribuição para o futebol e deram grandes emoções para os torcedores.
O treinador também elogiou Pelé e disse que ele se adaptaria facilmente ao futebol atual por conta de seu domínio dos espaços em campo, além de suas habilidades e mentalidade.