Único time que Pelé defendeu na carreira além do Santos, o NY Cosmos, dos Estados Unidos, prestou homenagem diante do falecimento do rei do futebol. "O Cosmos de Nova Iorque lamenta a perda do lendário Pelé", publicou o clube em seu site oficial.
Maior jogador de futebol da história, Pelé faleceu no início da tarde desta quinta-feira (29/12), aos 82 anos, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O ex-jogador estava internado desde 29 de novembro em decorrência de uma infecção respiratória. Mas a saúde do 'Atleta do Século XX' já vinha muito debilitada desde 2021, após o diagnóstico de câncer no cólon.
Após longa e histórica trajetória no Santos (de 1956 a 1974), Pelé impulsionou o crescimento do futebol nos Estados Unidos ao transferir-se para o NY Cosmos. Por lá, o lendário jogador fez 37 gols em 64 jogos e também sagrou-se ídolo, conquistando títulos.
Diante do falecimento de Pelé, o NY Cosmos se pronunciou nas redes sociais. "Durante três temporadas no Cosmos, Pelé ajudou a transformar o cenário nacional do futebol. Onde antes havia campos de beisebol, agora também havia campos de futebol. O Cosmos e seu Rei não apenas iniciaram uma revolução esportiva na América, mas também viajaram pelo mundo para espalhar o Evangelho do Belo Jogo", destacou o clube.
Leia a nota oficial do NY Cosmos
"O COSMOS DE NOVA IORQUE LAMENTA A PERDA DO LENDÁRIO PELÉ
A LENDA DO FUTEBOL JOGOU NO NY COSMOS DE 1975-1977
A família New York Cosmos, do passado e do presente, lamenta a perda do ícone esportivo Pelé. A lenda brasileira faleceu hoje aos 82 anos.
Nascido Edson Arantes do Nascimento na cidade de Três Corações, Pelé se tornaria uma das figuras mais celebradas do mundo. Ele estreou no futebol profissional com o Santos aos 15 anos e viria a marcar mais de mil gols e vencer a Copa do Mundo da FIFA três vezes antes de completar 30 anos.
Em 1975, Pelé ingressou no New York Cosmos e ajudou a popularizar o futebol nos Estados Unidos. O Rei presenteou os fãs com vários momentos lendários em campo, incluindo a vitória no NASL Soccer Bowl de 1977.
Durante três temporadas no Cosmos, Pelé ajudou a transformar o cenário nacional do futebol. Onde antes havia campos de beisebol, agora também havia campos de futebol. O Cosmos e seu Rei não apenas iniciaram uma revolução esportiva na América, mas também viajaram pelo mundo para espalhar o Evangelho do Belo Jogo, representando a cidade mais global do mundo no jogo global, deixando um legado esportivo duradouro na Índia, China e Japão, onde suas visitas continuam sendo uma parte apreciada da tradição esportiva local.
Seu último jogo como jogador de futebol profissional foi disputado em 1º de outubro de 1977, diante de uma multidão com ingressos esgotados no Giants Stadium e uma audiência global de televisão. Pelé jogou um tempo cada pelos dois únicos clubes que já representou, Santos e New York Cosmos.
O nome de Pelé será para sempre sinônimo de arte e gênio esportivo. Seu impacto duradouro no futebol é inestimável. Descanse em paz, ó Rei."