A Federação Inglesa de Futebol (FA) anunciou nesta segunda-feira que o técnico do Chelsea, Thomas Tuchel, foi acusado formalmente de "comportamento inapropriado" por suas críticas a Anthony Taylor, árbitro do jogo dos 'Blues' contra o Tottenham (2 a 2) no dia 14 de agosto, pela 2ª rodada da Premier League.
"Seus comentários na entrevista coletiva depois da partida dão a entender uma parcialidade e/ou questionam a integridade do árbitro e/ou atentam contra a reputação do jogo", explica a FA em seu comunicado.
"Como você pode ver isso e não marcar falta e cartão vermelho? Como?", questionou Tuchel, se referindo a uma decisão do juiz em uma jogada em que o Chelsea pediu a expulsão do zagueiro argentino Cristian Romero por puxar o cabelo do espanhol Marc Cucurella segundos antes de Harry Kane marcar para os 'Spurs' já nos acréscimos.
O primeiro gol do Tottenham também gerou polêmica, por uma suposta falta sobre Kai Havertz no início da jogada.
"Não posso entender como não foi anulado o primeiro gol por uma falta ou como um jogador pode puxar o cabelo de um adversário em um escanteio. Estou muito curioso para escutar a explicação", reclamou o técnico alemão, que tem até a próxima quinta-feira para apresentar sua defesa.
O clássico terminou com outro incidente entre os dois treinadores, Tuchel e o italiano Antonio Conte, que tiveram que ser separados depois de iniciarem uma discussão de forma exaltada, pela qual foram expulsos.
O alemão foi suspenso por um jogo, ainda por cumprir, e multado em 41 mil euros, enquanto a punição para Conte foi "apenas" a uma multa de 17 mil euros.