Ex-atacante e também técnico da Seleção Ucraniana, Andriy Shevchenko participou de protestos no Reino Unido contra o conflito entre o país natal e a Rússia. Em foto postada no Instagram, ele apareceu em meio aos manifestantes segurando cartazes com os dizeres "Não à guerra" e "Não vamos perdoar. Não vamos esquecer".
Há alguns dias, o ídolo ucraniano já havia se manifestado sobre os últimos acontecimentos e pediu paz no território ucraniano e apoio ao país. "Meu povo e minha família estão em perigo. A Ucrânia e seu povo querem paz e integridade territorial. Por favor, peço a você que apoie nosso país e exorte o governo russo a parar com sua agressão e violação do direito internacional. Queremos apenas paz. A guerra não é necessária. Guerra não é a resposta", publicou.
Andriy Shevchenko, de 45 anos, fez sucesso no Milan, onde atuou entre 1996 e 2001, e depois se transferiu para o Chelsea, pelo qual jogou até 2006, quando retornou ao clube de Milão, emprestado. O ex-atacante encerrou a carreira no Dínamo de Kiev, em 2012. Como treinador, ele comandou a Seleção Ucraniana, de 2016 a 2021, e também passou pelo Genoa, da Itália, de novembro de 2021 a janeiro deste ano, quando foi demitido.