O time de Turim pressionou a Sampdoria desde os primeiros minutos. O técnico Massimiliano Allegri iniciou a partida com um meio-campo de muita imposição física, com o francês Rabiot e o italiano Locatelli. Sendo assim, a Juve vencia a maior parte dos duelos na zona central e cedia poucas oportunidades ao adversário.
Os mandantes levaram perigo com o colombiano Cuadrado, que conseguia levar vantagem nos confrontos "mano a mano" e era o principal articulador da equipe. Após diversas chances criadas, o sul-americano abriu o placar ao bater uma falta na entrada da área, em um chute rasteiro, aos 25 minutos.
Menos de um minutos depois, a Juventus ampliou o marcador com Morata, que tabelou com Cuadrado e finalizou forte no alto. No entanto, o tento foi anulado pelo VAR por conta de uma falta cometida no início do lance.
Apesar da vantagem, o time seguiu com as melhores oportunidades, especialmente com o brasileiro Arthur. O meio-campista teve duas chances de balançar as redes, com dois chutes de fora da área. Nas duas vezes, porém, a bola passou raspando a trave. Mesmo estando em má fase, o atleta conseguia acionar os jogadores de corredor da Juve e também se posicionava nas costas dos marcadores adversários.
Logo no início da segunda etapa, aos 6 minutos, o zagueiro Rugani completou de cabeça após cruzamento de Arthur e ampliou a vantagem a favor da Velha Senhora.
Em um lance despretensioso, aos 17, a Sampdoria diminui com Andrea Conti, que bateu cruzado após lançamento na área. No entanto, apenas quatro minutos depois, a Juventus voltou a abrir vantagem com o argentino Paulo Dybala, que havia acabado de entrar, e aproveitou o vacilo da defesa para roubar a bola na entrada da área e chutar no contrapé do goleiro Falcone.
Já no final da partida, o jovem Aké foi derrubado na área e o árbitro assinalou pênalti para o time da casa. Na cobrança, Morata bateu rasteiro no canto esquerdo e marcou o quarto gol da equipe, sacramentando a vitória e a classificação.
Com a vitória já garantida, o brasileiro Kaio Jorge, ex-jogador do Santos, ganhou alguns minutos na reta final, mas pouco participou das jogadas.
Mais cedo, a Lazio venceu a Udinese, por 1 a 0, com gol de Ciro Immobile na prorrogação, e também se classificou para a próxima etapa da competição. Nas quartas de final, o time duelará contra o Milan.