O argentino Lionel Messi chegou ao seu último dia como jogador do Barcelona nesta quarta-feira. Focado na Copa América com a Argentina, o astro deixa de ter qualquer vínculo contratual com o Barça a partir de quinta.
A previsão para que o negócio seja fechado ainda não é certa por conta dos compromissos do craque com a seleção argentina e a complexidade do novo contrato.
Algumas mudanças envolvendo o jogador ocorrem a partir de quinta, período em que Messi começa a estar livre no mercado. Caso o astro se lesione durante a Copa América, a AFA (Associação de Futebol da Argentina) que arcará com os custos de seu tratamento. Pelo lado do Barcelona, o clube fica impedido de vender camisas ou fazer qualquer ação que envolva o nome de Messi.
O jogador assinou seu primeiro contrato profissional com o Barça em 2005 e não vestiu a camisa de nenhum outro clube desde então. Até aqui, são 778 jogos e 672 gols. Além disso, o craque conquistou quatro Ligas dos Campeões e 10 títulos de Campeonato Espanhol, entre outros triunfos.
Messi chegou a ficar perto de deixar o Barça antes da temporada passada, mas não conseguiu rescindir seu contrato de maneira amigável. Na época, o argentino esteve próximo do Manchester City de Pep Guardiola, seu ex-treinador.