A Conmebol definiu, nesta quinta-feira, Montevidéu, no Uruguai, como a sede das finais da Copa Libertadores da América e da Copa Sul-Americana deste ano. As decisões dos torneios, em jogos únicos, serão no estádio Centenário. A entidade prevê a presença de um ‘público considerável’ nas datas.
A final da Libertadores está prevista para 6 de novembro. Já a decisão da Sul-Americana será no dia 9 do mesmo mês.
De acordo com a Conmebol, a boa situação de saúde projetada para novembro no Uruguai influenciou na escolha. O país planeja vacinar um alto percentual da população contra a COVID-19 até julho.
“O Conselho da CONMEBOL decidiu designar a capital uruguaia como sede das finais únicas dos dois torneios de clubes mais importantes da América do Sul devido às circunstâncias excepcionais causadas pela pandemia de COVID-19 e procurando as melhores condições sanitárias possíveis. A este critério somam-se as características do estádio Centenário, verdadeiro ícone do futebol mundial, que permitiria a presença de um número considerável de espectadores. Além disso, as finais únicas servirão como uma espécie de relançamento do estádio Centenário, no marco da candidatura sul-americana à Copa do Mundo de 2030”, explicou a entidade.
Finais de 2022
Os locais das finais da Libertadores e da Sul-Americana de 2022 também foram definidas pela entidade. O estádio Monumental, em Guayaquil, no Equador, foi escolhida como sede da decisão da principal competição continental. Já Brasília, com o estádio Mané Garrincha, será a sede da finalíssima da Sul-Americana.