Campeão do Campeonato Holandês pela 35.ª vez em sua história, o Ajax decidiu tomar uma medida um tanto quanto inusitada no futebol. O seu troféu pelo título da temporada 2020-2021 será derretido e convertido em 42 mil estrelas que serão entregues a torcedores do clube de Amsterdã. Será uma homenagem àqueles que compraram ingressos, mas não puderam comparecer aos estádios em função da pandemia do novo coronavírus.
"Anteriormente, quando dissemos 'este título é para vocês', estávamos expressando como o estávamos fazendo pelos torcedores. No entanto, compartilhar o troféu é a prova definitiva do que realmente somos. Depois de um ano turbulento, estamos garantindo que nossos fãs se sintam parte do nosso campeonato", iniciou o ex-goleiro Edwin van der Sar, que hoje ocupa cargo na diretoria do clube.
"Nesta temporada, em grande parte tivemos de jogar sem nossos torcedores. Bem, sem eles sentados nas arquibancadas, pelo menos Apesar disso, temos sentido seu apoio todas as semanas: a caminho do estádio, nas redes sociais e nos nossos contatos pessoais", explicou o ex-jogador.
Em vídeo divulgado em suas redes sociais, o clube dos brasileiros David Neres e Antony, ambos ex-São Paulo, deixa a mensagem sobre o valor que essa estrela tem para cada um de seus torcedores: "Um pedaço da história, um pedaço da vitória, um pedaço do Ajax", reflete a peça. Cada um dos presenteados, receberá uma estrela de 3,45 gramas, onde apenas 0,06 gramas são advindas do troféu original.