"Fiquei absolutamente chocado e desolado quando me inteirei sobre a situação da COVID-19 no Brasil, onde o pior surto de COVID no mundo está ocorrendo, com mais de 3 mil mortes por dia - isso no país onde vivi um dos maiores capítulos da minha carreira no futebol, em 204, e onde conheci tantas pessoas incríveis", escreveu.
"Estou com vocês, sigo orando por todos os brasileiros. Desejo a todos muita força e por favor, nunca percam as esperanças. Meus sentimentos estão com vocês e espero que as coisas comecem a melhorar em breve", completou Özil, em texto escrito em português e inglês.
O carinho de Özil com o Brasil começou em 2014, quando a Alemanha ganhou a Copa do Mundo. Naquele ano, o jogador ainda fez uma ação social que lhe rendeu o prêmio esportivo Laureus: pagou cirurgias para corrigir lábio leporino e fenda palatina em 23 crianças da cidade de Coroatá, no Maranhão. Em 2015, o jogador pagou as operações de mais 11 crianças.
Özil foi formado no Schalke 04 e jogou no Werder Bremen, antes de ir para o Real Madrid e, em seguida, para o Arsenal, de onde saiu no início de 2021 para ir ao Fenerbahçe. De família de origem turca, o meia fez sete jogos pelo clube de Istambul até o momento.