"(Ser campeão) Não é um sonho. Sonhar é importante, mas o fundamental é acreditarmos que o sonho é possível. O que dizemos é que Portugal tem qualidade, capacidade e organização para lutar por qualquer competição em fases finais", disparou o técnico, alertando, porém, que antes disso é preciso chegar à fase final do Mundial.
Para isso, Santos diz que importa levar muito a sério o início de uma qualificação diferente da habitual. "Não quero que os jogadores deem mais do que têm dado. Não podem é dar menos. Normalmente, março é janela de jogos particulares. Nesta janela não só não é assim como temos três jogos de classificação para o Mundial, num grupo que só tem oito. Cada um é uma final", comentou.
Sobre o jogo contra o Azerbaijão, o técnico português assumiu que seu time é favorito e apontou o que será preciso fazer em campo. "Eles vão jogar em 35 ou 40 metros, com um 'muro' mais fixo, e temos de arranjar soluções para passar por isso. Não basta rodarmos a bola da direita para a esquerda. Temos de entrar nos espaços e tirá-los de posição. É preciso pressionarmos o adversário e obrigá-lo a errar porque é daí que podem vir os espaços", detalhou.
Santos anunciou ainda que Raphael Guerreiro e Pepe não estarão em campo, por ainda estarem se recuperando de lesão. Mas não ficou lamentando as ausências. "Todos sabemos a importância do Pepe e o que tem representado. Mas em algumas ocasiões ele não esteve aqui e a equipe esteve bem. Todos os jogadores fazem falta, mas, a partir de determinado momento, só fazem falta os que aqui estão".
Depois de encarar o Azerbaijão como mandante em Turim - por causa das restrições de saúde em Portugal no combate ao novo coronavírus -, Portugal jogará as duas rodadas seguintes do Grupo A como visitante contra a Sérvia, em Belgrado, no sábado, e contra Luxemburgo, na Cidade de Luxemburgo, três dias depois. A chave conta ainda com a seleção da Irlanda.
Confira os jogos desta quarta-feira pelas Eliminatórias da Copa de 2022:
Grupo A
Portugal x Azerbaijão
Sérvia x Irlanda
Grupo D
Finlândia x Bósnia-Herzegovina
França x Ucrânia
Grupo E
Bélgica x País de Gales
Estônia x República Checa
Grupo G
Turquia x Holanda
Gibraltar x Noruega
Letônia x Montenegro
Grupo H
Chipre x Eslováquia
Malta x Rússia
Eslovênia x Croácia