Cristiano Ronaldo e Neymar Júnior comemoram o aniversário juntos, nesta sexta-feira. O craque português completou 36 anos, enquanto o brasileiro fez 29. Relembre gols, títulos e feitos dos jogadores por clubes e suas respectivas seleções.
Cristiano Ronaldo
Eleito o melhor jogador do mundo por cinco vezes, Cristiano Ronaldo dispensa apresentações. O português surgiu no Sporting, de Portugal, e logo viu sua carreira deslanchar. Em 2003, o atacante foi contratado pelo Manchester United, da Inglaterra. Pelo time inglês, atuou durante 6 temporadas e conquistou a Copa da Inglaterra, o bicampeonato da Premier League, a Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes.
Em 2009, Cristiano Ronaldo foi vendido ao Real Madrid, da Espanha. Pelo time espanhol, o atacante continuou a fazer história. Ao todo, foram 16 títulos conquistados, entre eles: o bi do Campeonato Espanhol e da Taça do Rei, o tetracampeonato da Liga dos Campeões e o tricampeonato do Mundial de Clubes. Ele ainda se tornou o maior artilheiro de todos os tempos do Madrid, com 451 gols.
Após uma longa trajetória pelo time espanhol, Cristiano Ronaldo assinou com a Juventus, da Itália. Ele está em sua terceira temporada defendendo a equipe de Turim e já soma quatro títulos em 112 jogos disputados. Foi ainda pelo time italiano que CR7 chegou a marca de 762 gols em jogos oficiais, igualando a marca de Pelé.
Ronaldo não tem uma carreira brilhante apenas por clubes, mas ainda fez história na Seleção Portuguesa. Em 2016, o atacante guiou sua equipe à glória máxima ao derrotar a França e garantir o título da Eurocopa. Foi o primeiro troféu da Seleção na competição. Três anos depois, CR7 venceu a Liga das Nações da UEFA por Portugal ao superar a Holanda na finalíssima.
Neymar Jr
Revelado pelo Santos, Neymar Jr é o melhor jogador brasileiro da atualidade. Pelo time paulista, o atacante atuou em 225 jogos, tendo marcado 136 gols. Ele ainda foi tricampeão do Campeonato Paulista, além de ter erguido os troféus da Copa do Brasil (2010), Copa Libertadores (2011) e Recopa Sul-Americana (2012).
Em 2013, Neymar chegou ao Barcelona depois de ser especulado no Real Madrid. No time espanhol, o brasileiro formou o trio que ficou conhecido como ‘MSN’ ao lado de Lionel Messi e Luis Suárez. Ele defendeu o Barça por quatro temporadas e ganhou oito títulos, entre eles: o bicampeonato do Espanhol, a Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes.
Quatro anos depois, Neymar trocou a Espanha pela França. O Paris-Saint Germain anunciou o brasileiro ao pagar a multa rescisória no valor de 222 milhões de euros (R$821,4 milhões na cotação da época). Pelo time francês já são nove títulos, incluindo o tricampeonato nacional.
Já pela Seleção Brasileira principal, o atacante fez sua estreia em um amistoso contra os Estados Unidos, em 2010. Na ocasião, Neymar marcou um gol de cabeça e o Brasil venceu por 2 a 0. Desde então, sua presença nos jogos da Seleção se tornou constante. Três anos depois, ele garantiu o primeiro troféu com o elenco profissional da Canarinha: a Copa das Confederações.
A Copa do Mundo de 2014, porém, não terminou de forma positiva para Neymar ou para a Seleção. No duelo contra a Colômbia, pelas quartas de final, o atacante saiu lesionado após choque com Zuñiga e não pôde voltar a campo. Apesar de o Brasil ter avançado às semis, a Canarinha foi goleada pela Alemanha por 7 a 1.
Em 2016, Neymar retomou o protagonismo na Seleção ao ter garantido a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, um feito histórico com a camisa verde e amarela. Ao todo, o atacante tem 103 jogos pelo Brasil e 63 gols marcados.
CR7 x Neymar Jr
Cristiano Ronaldo por clubes:
Jogos: 875
Gols: 762
Títulos: 31
Cristiano Ronaldo pela Seleção Portuguesa:
Jogos: 170
Gols: 102
Títulos: 2
Neymar por clubes:
Jogos: 512
Gols: 324
Títulos: 23
Neymar pela Seleção Brasileira:
Jogos: 103
Gols: 64
Títulos: 7*
*Campeonato Sul-Americano Sub-20 de 2011
Duelos entre CR7 e Neymar por clubes:
Jogos: 8
Gols: Cristiano marcou cinco vezes; Neymar marcou duas vezes