A Fifa, entidade máxima do futebol, anunciou na tarde desta sexta-feira os três finalistas ao prêmio de melhor jogador do mundo (The Best). São eles: Messi, do Barcelona; Cristiano Ronaldo, da Juventus; e Lewandowski, do Bayern de Munique. A cerimônia virtual de entrega do título será realizada na próxima quinta-feira (17), com transmissão direta da sede da Fifa, em Zurique, na Suíça.
%uD83E%uDD41 Introducing the finalists for The Best FIFA Men's Player 2020 %uD83C%uDFC6
Os três finalistas ao prêmio de melhor do mundo saíram de uma relação inicial de 11 nomes, que havia sido divulgada pela Fifa em 25 de novembro. Assim, Lewandoski, Cristiano Ronaldo e Messi, os três mais votados, avançaram, com Thiago Alcântara (Bayern de Munique/Liverpool), De Bruyne (Manchester City), Mané (Liverpool), Mbappé (PSG), Neymar (PSG), Sergio Ramos (Real Madrid), Salah (Liverpool) e Van Dijk (Liverpool) ficando fora da lista restrita.
O polonês Robert Lewandowski foi selecionado para concorrer ao prêmio após uma temporada espetacular pelo Bayern. O atacante foi o destaque do time que venceu a Liga dos Campeões, o Campeonato Alemão e a Copa da Alemanha, tendo marcado 55 gols em 52 jogos na temporada 2019/2020.
Atual vencedor do prêmio, o craque argentino Lionel Messi não brilhou tanto na temporada passada. Ele a terminou sem títulos pelo Barcelona, ainda que com 31 gols marcados em 44 jogos. Já o português Cristiano Ronaldo fez 37 gols em 46 partidas oficiais pela Juventus, além de ter sido campeão italiano.
Entre as mulheres, as três candidatas ao prêmio The Best são: a dinamarquesa Pernille Harder, do Chelsea; a inglesa Lucy Bronze, do Manchester City; e a francesa Wendie Renard, do Lyon.
%uD83D%uDCE2 The finalists for The Best FIFA Women%u2019s Player 2020 are %uD83E%uDD41
O período de avaliação para os concorrentes foi de 8 de julho de 2019 a 7 de outubro de 2020. Já a votação foi encerrada na última quarta-feira e envolveu técnicos e capitães das seleções nacionais, um jornalista por país afiliado à Fifa e torcedores.