Segundo o Marca, o jogador comunicou a equipe catalã do desejo de sair e buscar uma nova equipe. Inter de Milão, da Itália, e Manchester United, da Inglaterra, já estariam preparando ofertas de compra.
Messi está se aproveitando de uma cláusula em seu contrato que permite a transferência ao fim de cada temporada. Inicialmente, ele teria que avisar o Barcelona até 1º de junho, porém o atual momento é atípico em função da mudança de calendário causada pela pandemia do coronavírus.
A péssima situação do Barcelona na temporada 2019/20 é um ingrediente que ajuda na decisão de Messi. O clube perdeu o título espanhol para o rival Real Madrid e, com uma queda expressiva de rendimento após a volta do futebol, acabou eliminado da Liga dos Campeões com uma derrota por 8 a 2 para o Bayern de Munique.
Os maus resultados fizeram o Barcelona tomar uma rápida decisão para o planejamento da próxima temporada. O clube contratou o técnico e ídolo Ronald Koeman, que inicialmente deixou clara a vontade de contar com Messi, promovendo, porém, uma grande reformulação no elenco - o nome de Suárez já surgiu como um dos descartados pelo Barça.