A Fifa anunciou, nesta sexta-feira, uma mudança na Lei 3 do futebol, que diz respeito ao número de substituições em cada partida. O Conselho Internacional da Associação de Futebol Americano (IFAB) decidiu fazer uma emenda temporária, liberando até cinco substituições por time em cada partida.
No entanto, para o jogo não perder ritmo, cada equipe poderá parar o jogo apenas três vezes para realizar as mudanças, sem contar as alterações no intervalo. Inicialmente, a medida aprovada pela Fifa será válida até 31 de dezembro deste ano, visando a proteção dos jogadores.
Com o calendário do esporte completamente afetado pela pandemia do novo coronavírus, a entidade máxima entendeu a necessidade da mudança devido a um possível período condensado de jogos, aos quais podem comprometer a integridade física e o bem-estar dos atletas.
No comunicado emitido pela Fifa, fica claro que a partir de agora a aplicação das cinco substituições fica em critério da organização das competições, federações e ligas, bem como o uso do VAR.