Em nota publicada pela Sky Sports nesta quinta-feira, o ministro da saúde da Holanda, Hugo de Jonge, afirmou que os eventos esportivos no país só terão torcedores quando for desenvolvida a vacina contra a COVID-19. O governo local projeta liberar o retorno das competições a partir do mês de setembro, mas a tendência é que seja sem a presença de público.
Hugo de Jonge acredita que as aglomerações podem demorar até mais de um ano para serem liberadas:”Ainda não podemos mencionar uma data para a última etapa, as aglomerações. Isso é realmente possível apenas se houver uma vacina e ninguém sabe quanto tempo levará. Esperamos, é claro, em breve, mas um ano ou mais é uma perspectiva mais realista”.
Em outras regiões da Europa,nas quais o avanço da pandemia desacelerou, já é possível projetar o retorno das partidas. O principal caso é o da Alemanha, onde a liga local deve retornar ainda no mês de maio.
A pandemia do coronavírus tem impactado o futebol de diversas formas. Além das indefinições nos calendários, há o prejuízo financeiro sofrido pelos clubes.